Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE GESTAO DE POLITICAS PUBL (11.01.01.02.07) |
Código: |
GPP0039 |
Nome: |
ECONOMIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS 2 |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( ( GPP0031 ) )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( ECO0260 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
1. Introduzir conceitos macroeconômicos e de política macroeconômica. Apresentar e discutir o papel do Estado do desenvolvimento econômico. Introduzir noções de contabilidade social, e de políticas econômicas relacionadas ao crescimento econômico, balanço de pagamentos, política monetária e políticas sociais.2. Objetivo Geral: apresentar, discutir e analisar fundamentos macroeconômicos relacionados à gestão de política econômica no Brasil, a partir do entendimento das principais políticas macroecômicas e sua instrumentalização por meio de instrumentos de intervenção do Estado e uso de indicadores macroecnômicos.3. Objetivos Específicos: 1. Fundamentos Macroeconômicos2. Papel do Estado e Desenvolvimento Econômico3. Contabilidade Social e Contas Nacionais - Produção4. Balanço de Pagamentos e Regimes Cambiais5. Sistema Monetário e Inflação6. Política de Crédito e de Microcrédito7. Política Industrial8. Indicadores Sociais.4. Contribuição da Disciplina para o Curso: proporcionar aos discentes o domínio de conceitos macroeconômicos fundamentais, o conhecimento de como operam as principais políticas macroeconômicas e o manejo de indicadores macroeconômicos aplicados à gestão de políticas públicas.5. Metodologia de ensino e de aprendizagem da disciplina: aulas expositivas, discussões de estudos de caso em políticas públicas, atividades em sala de aula e de pesquisa. |
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