Universidade de Brasília Brasília, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (11.01.01.25)
Código: IRI0186
Nome: POPULAÇÕES E DESENVOLVIMENTO GLOBAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina tem como objetivo estabelecer um nexo entre estudos populacionais, estudos de desenvolvimento e relações internacionais, à luz das principais tendências da política global no século 21. Enfoca sobre a interseccionalidade das temáticas de gênero, raça e sexualidade, ao mesmo tempo em que discute saúde sexual e reprodutiva, territorialidades, envelhecimento, juventudes, meio ambiente, povos indígenas e comunidades tradicionais, articulando estes tópicos aos três componentes demográficos, fecundidade, mortalidade e migração. Populações e Desenvolvimento Global (PDG) busca formar a base intelectual e prática para uma agenda de diversidade e inclusividade nas relações internacionais, visando atender um público-alvo multidisciplinar. No marco da Plataforma Cairo+ 25 Brasil, a disciplina PDG será dividida em 4 eixos principais: a) Estudos demográficos (sugiro modificar para Estudos Populacionais ou Políticas Populacionais e Dinâmica Demográfica); b) Direitos Humanos em População e Desenvolvimento; c) Políticas Públicas e Relações Internacionais; d) Concepções Sobre Desenvolvimento e Grupos Populacionais. A dimensão de extensão estará conectada ao Programa UnB 2030, e aos projetos Implementação da Agenda 2030 na UnB e ODS nas Escolas. Ademais, a disciplina de PDG busca suscitar reflexões sobre questões chave do mundo de hoje: Quais os impactos das transformações tecnológicas do século 21 nos diferentes grupos populacionais? Por que a compreensão sobre os limites planetários é chave na explicação sobre o futuro das populações no mundo? Quais elementos de governança da ordem global? Quais são as dinâmicas populacionais do presente e futuro no Brasil, na América Latina e no Mundo? Quais variáveis devem ser consideradas na elaboração de cenários sobre o futuro das populações? Como podemos ser agentes promotores de transformações positivas para os diferentes grupos populacionais nas RI?
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
IRI1129 - MONITORIA EM POPULAÇÕES E DESENVOLVIMENTO GLOBAL
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3727/1 2017.2 RELAÇÕES INTERNACIONAIS/IREL - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim
3727/-2 2005.1 RELAÇÕES INTERNACIONAIS/IREL - Bacharelado - Presencial - D Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35 v4.9.10.92