Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CENTRO ESTUDOS AVANÇADOS MULTIDISCIPLIN (11.01.25)
Curso: ESTUDOS AMAZÔNICOS/CEAM
Código: CEM0005
Nome: METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa: Pesquisa cientifica, teoria e prática; metodologia do trabalho científico; principais fases e etapas do trabalho científico; estrutura da pesquisa científica; coleta e análise de dados; formas de elaboração de trabalho final do processo de pesquisa e normas técnicas.
Conteúdo Programático:
Método de ensino-aprendizagem:
Bibliografia: ABDO, Alexandre Hannud. Direções para uma academia contemporânea e aberta. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia e ABDO, Alexandre Hannud (orga). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. 312 p. ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan. Como fazer monografias: TCC, dissertações e teses. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520 – Informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724 – Informação e documentação: trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. BRANDÃO, Carlos Rodrigues e STRECK, Danilo Romeu (orgs). Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Ideias & Letras. 2006. DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987. 118p. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001. 157 p. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 25ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. FEYERABEND, Paul. Contra o Método. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2007. 376 p. Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002 Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2014 HOLLIDAY, Oscar Jara. A Sistematização de Experiências: prática e teoria para outros mundos possíveis. 1.ed. Brasília: CONTAG, 2012. 332 p. KAPLAN, Abraham. A Conduta na Pesquisa: metodologia para as ciências do comportamento. Sao Paulo: E.P.U., EUSP, 1975. 440 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. ed., Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. 246 p. TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Belém/PA: Cejup, 1999. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18º ed. São Paulo: Cortez, 2011. 136 p.

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