Universidade de Brasília Brasília, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: MNPEF0005
Nome: MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Aspectos da história e epistemologia da física: A física como construção humana. Indutivismo, falsificacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da física.
Referências: Há vasta literatura. A maioria apresentada abaixo está disponível em língua portuguesa.LivrosABRANTES, P. Imagens de Natureza, Imagens de Ciência. Campinas: Papirus, 1998. Capítulos sobre as origens do eletromagnetismo de Maxwell.BENJAMIN, C. (org.)Dicionário de Biografias Científicas, 3 volumes, Contraponto, Rio de Janeiro (2007).CHALMERS, A. F.O que é a ciência, afinal?São Paulo: Brasiliense, 1993. CHALMERS, A.F.A fabricação da ciência,Editora da UNESP, São Paulo 1994COHEN, I. BernardO Nascimento de uma Nova Física, Gradiva, Lisboa (1988). FREIRE Jr., Olival PESSOA Jr., Osvaldo BROMBERG, Joan Lisa (orgs.).TeoriaQuântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais, Eduepb/Livraria da Física, Campina Grande/São Paulo (2011).JAMMER, M.The conceptual development of quantum mechanics. MacGraw-Hill, New York, 1966.JAMMER, M.Conceitos de força, Contraponto, Rio de JaneiroKRAGH, H.Quantum Generations: a history of physics in the twentieth century. Princeton, University Press (1999).KUHN, T. S.A estrutura das revoluções científicas- 9. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2006.KUHN, T.S.O caminho desde a Estrutura, Editora da Unesp, São Paulo (2006). MATTHE
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app28_Prod.sigaa22 v4.9.10.92