Universidade de Brasília Brasília, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: MNPEF0010
Nome: ATIVIDADES COMPUTACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.BibliografiaANGOTTI, J. A. P., DE BASTOS F. P., SOUSA, C. A.As Mídias e suasPossibilidades: desafios para o novo educador.Tópicos de Ciência e TecnologiaContemporâneas. Disponível em:http://www.ced.ufsc.br/men5185.Acesso em 20 de Maio de 2012.ARAUJO, I. S. VEIT, E. A.Interatividade em recursos computacionais aplicados aoensino e aprendizagem de Física. Disponível emCAVALCANTE, M. A. BONIZZIA, A. GOMES, L.P.C.O ensino e aprendizagem defísica no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, art.4501, 2009.DORNELES, P. F. T. ARAUJO, I. S. VEIT, E. A.. Integração entre atividadescomputacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral. Ciência e Educação, v. 18, p. 99-122, 2012. FIOLHAIS, C. TRINDADE, J.Física no Computador: o computador como umaFerramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física.Vol.25, n.3, Setembro, 2003.GIORDAN, M.A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentasculturais. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31, 1, p.57-78, 2005.HAAG, R. ARAUJO, I. S VEIT, E. A..Por que e como introduzir aquisiçãoautomática de dados no laboratório didático de Física?. Fisica na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89-94, 2005.MEDEIROS, A. MEDEIROS, C. F. de.Possibilidades e limitações das simulaçõescomputacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24, n. 2, Junho,2002.MERCADO, L. P. L.Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L.P. L. (org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006.PÓVOA, M.Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universodigital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.PEDUZZI Sônia S. PEDUZZI Luiz O. Q COSTA, Sayonara Cabral da (editores) Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. Especial:Ensino de Física mediado portecnologias, v. 29, n.1 e n.2, 2012.SANTANA, Bianca ROSSINI, Carolina PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Recursoseducacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas.Disponível emhttp://www.livrorea.net.br/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf.VEIT, E. A. BRANDAO, R. V. ARAUJO, I. S. . Aplicando modelagem didático-científica nas aulas de Física. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/gpef/veit_brandao_araujo_CNMEM_2013.pdf.
Referências:
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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