Universidade de Brasília Brasília, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: MNPEF0012
Nome: PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍS NO ENSINO MÉDIO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Referências: BELLUCCO, Alex CARVALHO, Anna Maria Pessoa de .Uma proposta desequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 30-59, 2014.BROUSSEAU, G. (org.)Introdução ao estudo das situações didáticas : conteúdos emétodos de ensino. Ática, São Paulo. 2008.BUTY, Christian TIBERGHIEN Andrée MARÉCHAL, Jean-François, Le.Learninghypotheses and an associated tool to design and to analyse teaching–learning sequences. International Journal of Science Education.26 (5) pp. 579-604 (2004).CARVALHO, A. M. P. SASSERON, L. H..Sequências de Ensino Investigativas -Seis: o que os alunos aprendem?. In: Gionara Tauchen João Alberto da Silva. (orgs.). Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas.Curitiba: CRV, 2012, p. 1-175.COLL, C. (Org.).O construtivismo na sala de aula. Editora Ática. São Paulo. p.123- 152 2009.LIJNSE, P and KLAASSEN, K.Didactical structures as an outcome of research onteaching learning sequences?. International Journal of Science Education.26 (5) pp. 537-554 (2004).LMOULOUD, S. A. COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: característicase seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, p. 62-77, 2008.MÉHEUT, Martine PSILLOS, Dimitri.Teaching–learning sequences: aims andtools for science education research. International Journal of Science Education.26 (5) pp. 515-535 (2004).MOREIRA, M.A.Unidades de enseña
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app09_Prod.sigaa03 v4.9.10.92