Universidade de Brasília Brasília, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - PPGDSCI (11.01.25.05)
Código: PPGDSCI2225
Nome: TÓPICOS EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Contribuição do pensamento social contemporâneo para o debate sobre desenvolvimento, educação e cultura.
Referências: 1. Baudrillard, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Agua, s/d, (original: 1981).2. JAMESON, Fredric. Modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos, CEBRAP, São Paulo, n.12.3. HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1993.4. ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.5. BAUMAN, Z. Legisladores e Interpretes - sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Jorge Zahar Ed. 2010.6. __________. Sociedade Individualizada.Jorge Zahar Ed. 7. D'ANGELO, Martha. Pós-modernidade: subsídios para refletir sobre educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 83, jan/dez 2002. Brasília.8. GATTI, Bernadete. Pesquisa, Educação e Pós-modernidade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 595-608, set./dez. 2005.9. BARBALHO, Alexandre. et al. (org.).Cultura e desenvolvimento : perspectivas políticas e econômicas Salvador : Edufba, 2011.10. MOREIRA, Raquel e CALABRE, Lia. Financiamento da cultura sob a ótica dos direitos culturais: possibilidades e desafios do plano nacional de cultura. Políticas Culturais em Revista, 2 (5), p. 97-114, 2012 11. MATTEI, Rejane. O Estado e a modernidade no século XXI: uma análise do modelo de Estado e das políticas públicas no Brasil. Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 12(22): 111-126, jan.-jun. 201212. KOSLINSKY, Mariane e ALVES, Fátima. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 805-831, jul.-set. 2012.13. BECK, Ulrich. A sociedade de Risco. Editora 34.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
51/-2 2019.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
60/-2 2015.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
51/1 2021.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
60/1 2021.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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