Universidade de Brasília Brasília, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - PPG-ARTE (11.01.01.14.07)
Código: PPGE2366
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE 3
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo da história da arte problematizada com categorias trans-históricas nas quais a produção artística é pensada. Com o objetivo de não restringir a abordagem da arte à delimitação de referências historiográficas ou categorias conceituais rígidas abordam-se, na disciplina, as condições pertinentes à demarcação histórica do fenômeno artístico na contemporaneidade.
Referências: AGAMBEN, Giorgio. What is an apparatus? And other essays. Stanford University Press, 2009. ALLOA, Emmannuel. Changer de sens. Quelques effets du tournant iconique. Critique, n. 759-760, 2010, p. 647-658. BELTING, Hans. “Arte Híbrida? Um olhar por trás das cenas globais”. In: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais EBA-UFRJ, 2002, p. 166-175. BOIS, Yve-Alain. Painting as model. London, Cambridge: The MIT Press, 1995. COMETA, Michele. Un'antropologia del falso: letteratura e pittura. In: SCALABRONI, L. (ed.). Falso e falsi. Prospettive teoriche e proposte di analisi. Pisa: ETS, 2010, p. 189- 208. GAMBONI, Dario. Potential images ambiguity and indeterminacy in modern art. London: Reaktion, 2004. FOSTER, HAL.O retorno do real: a vanguarda no final do século XX.São Paulo: Cosac Naify, 2014. MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013. OSBORNE, Peter. Anywhere or not at all: The Philosophy of Contemporary Art. Londres: Verso, 2013. SOULAGES, François. Les archives des temps effacés. In: D’ANGELO, Biagio; SOULAGES, François (eds). Temps. Photographie & littérature. Écrits parisiens 2017-2018, 2. Paris: L’Harmattan, 2018. RICOEUR, Paul. On Translation. Trad.Eileen Brennam. London: Routledge, 2006. SONTAG, Susan. On photography. New York: Penguin, 1977. STOICHITA, Victor. The Surprised Eye. In: The self-aware image: an Insight into early modern meta-painting. Translated by Anne-Marie Glasheen. Cambridge: University Press, 1997, p. 3-63. VENÂNCIO FILHO, Paulo. A presença da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1210/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1198/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1180/1 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1210/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1244/1 2019.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1198/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
5690/1 2016.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app19_Prod.sigaa13 v4.9.10.92