Universidade de Brasília Brasília, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - PPGDSCI (11.01.25.05)
Código: PPGDSCI2522
Nome: TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Abordagem e debate da multidisciplinaridade, tendo em vista a elaboração de projetos, métodos e técnicas de trabalho articulados entre áreas do conhecimento, quando exigência na definição e recorte de tema-objeto de pesquisa. Discussão de métodos de pesquisa qualitativa tendo em vista a apropriação de instrumentos para a definição de projetos de investigação que reflitam práticas compartilhadas de saberes-fazeres. Discussão de aspectos teóricos relacionados aos métodos qualitativos e apresentação da combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Bibliografia: 1 BARBIER, René. A pesquisa-ação. Série Pesquisa em Educação, v. 3. Brasília: Plano Editora, 2002. 2 BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. 3 DA MATTA, Roberto. O trabalho de campo como um rito de passagem, in Relativizando. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. P.150-173. 4 DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, março/2002. 5 CHAUI, Marilena. Experiências do pensamento. Ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 6 FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 21-39, julho/2002. 7 ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. 8 FRISH, Michael. A shared authority. Essays on the craft and meaning of oral and public History. New York: State University of New York Press, 1990. 9 FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987. 10 MARESCA, Sylvain. ?Olhares cruzados. Ensaio comparativo entre as abordagens fotográficas e etnográficas?. In: SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico, col. Linguagem e Cultura nº 29, São Paulo: Editora Hucitec-CNPq, 1998. 11 MIRANDA, Marília Gouvêa de Resende, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, p. 511-518, 2006. 12 MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 13 OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. Brasília: Paralelo 15 São Paulo: Editora UNESP, 2000. 14 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set/dez. 2005.
Referências:
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
51/-2 2019.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
60/-2 2015.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
51/1 2021.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
60/1 2021.1 DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL/PPGDSCI - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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