Universidade de Brasília Brasília, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS (11.01.01.13.01.03)
Código: PPGECSA2529
Nome: SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA NAS AMÉRICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina propõe a discussão de problemáticas que distinguem o continente americano, por serem relevantes em nações ou regiões específicas, ou por promoverem elos de solidariedade ou de conflito no âmbito continental. A disciplina norteia-se por uma prática de ensino interdisciplinar, compreendendo conceitos e dados utilizados pelas Ciências Sociais e outras áreas de conhecimento. Por esta via, os conceitos de sociedade, cultura e política constituem-se em meios de aproximação às problemáticas continentais. Espera-se que essa estratégia permita ao estudante não apenas a familiarização com as temáticas predefinidas como culturais, sociais e políticas, mas também a maior percepção da complexidade das Américas.
Referências: "ALVA, J. K. ""La Invención de los Orígenes Étnicos y la Negociación de la Identidad Latina, 1969-1981"". In: ESTEVES, M. et. al. (orgs.) Encuentros Interétnicos, Volume 2, Coleção De Palabra y Obra en el Nuevo Mundo. Madrid: Siglo XXI, 1992.BASTOS, M. I. & COOPER, C. ""Politics, the State and Policies for Science and Technology in Latin America"". In: BASTOS, M. I. & COOPER, C. (eds) Politics of Technology in Latin America. London: Routledge/UNU/INTEC, 1995: 227-251.BORÓN, A. & SADER, E. Pós-neoliberalismo - as Políticas Sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.CARDOSO, F. H. & FALETTO, E. Dependência e desenvolvimento na América Latina: Ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.CASTELLS, M. A Sociedade em Rede - A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I. 2ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.CHANG, H-J. Chutando a Escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2004.FERNANDES, A. M. A Construção da Ciência no Brasil e a SBPC. 2ª edição. Brasília: EDUnB, 2000.FURTADO, C. Subdesenvolvimento e Estagnação na América Latina. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.GILROY, P. O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.GRAMSCI, A. Los Intelectuales y la Organización de la Cultura. Argentina: Ediciones Nueva Visión, 1972: 7-27.HERRERA, A. O. Ciencia y Política en América Latina. México: Siglo Veintiuno Editores, 1971.MARSHALL, T.H. & BOTTOMORE, T. Ciudadanía y Clase Social. Madrid: Alianza Editorial, 1998.MARTINS, J. S. O Poder do Atraso: Ensaios de Sociologia da História Lenta. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.MORSE, R. O espelho de Próspero: Cultura e idéias nas Américas. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.O'GORMAN, E. La invención de América: Investigación acerca del Nuevo Mundo y del sentido de su devenir. México: Fondo de Cultura Económica, 1977.PANITCH, L. & GINDIN, S. ""Capitalismo global e imperio norteamericano"". In: Socialist Register, 2004: 19-74.PRICE, R. ""Los Otros de los Otros"". In: GOSSEN, G. et. al. (orgs.) La Formación Del Outro. Volume 3, Coleção De Palabra y Obra en el Nuevo Mundo. Madrid: Siglo XXI, 1992.QUIJANO, A. ""Colonialidade, poder, globalização e democracia"". Novos Rumos, Ano 17, No 37, 2002.SAUL, J. ""Globalización, Imperialismo, Desarrollo: Falsas dicotomías y resoluciones radicales"". In: PANITCH, L. e LEYS, C. (orgs.) El Nuevo Desafio Imperial. Socialist Register 2004. Buenos Aires: Clacso, 2005: 251-28. <http:www.yorku.ca/socreg/>SCHWARTZMAN, S. ""O Espelho de Morse"". Novos Estudos CEBRAP, 22, outubro de 1988.TORTOSA, J. M. Corrupción. Barcelona: Icaria editorial, 1995.TORTOSA, J.M. El Juego Global - Maldesarrollo y pobreza en el sistema mundial. Barcelona: Icaria/Antrazyt, 2001.TORTOSA, J.M. La Pobreza Capitalista: Sociedad, empobrecimiento e intervención. 2ª edição. Madrid: Tecnos, 1998.WEGNER, R. Os Estados Unidos na Obra de Sérgio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: IUPERJ. 2000."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3816/1 2017.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
3824/1 2015.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
3816/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
3824/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim

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