Universidade de Brasília Brasília, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - PPGSC (11.01.01.10.14)
Código: PPGSCP3845
Nome: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresenta as principais teorias e conceitos sobre informação e comunicação, com ênfase nos processos comunicacionais dirigidos à comunicação comunitária e/ou social, comunicação científica e para a tomada de decisões no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde.
Referências: Leituras preparatórias - Concepções do conhecimento, da educação, da informação e dacomunicação. TCO, TAC e TC.1. HABERMAS, J. Agir comunicativo e razão destranscendentalizada. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. p. 29-70.2. MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. p. 13-16.MORIN, E. CLOTET, J. MACHADO, J. As duas globalizações: complexidade ecomunicação, uma pedagogia do presente. 3a ed. Porto Alegre: Sulina/EDIPUCRS, 2007. p. 39-59.3. MORIN, E. Le MOIGNE, J-L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000. p. 199-213.4. POPPER, K. O racionalismo crítico na política. Brasília, Ed. UnB. 1994. p. 61-74.Leituras preparatórias - Comunicar Saúde1. ARAÚJO, I. S. CARDOSO, J. M. (2007). Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz.2. BELTRÁN, R. (1995). Salud publica y comunicación social. Disponível em: <http://www.comminit.com/la/node/150548>. Acesso em: 14 out. 2014.3. COE, G. (1998). Comunicación y promoción de la salud. CHASQUI, n. 63, p. 25-9. Disponível em: <http://www.comunica.org/chasqui/coe.html>. Acesso em: 10 set. 2014.4. PITTA, A. M.R (Org.). Saúde e comunicação: visibilidades e silêncios. Hucitec: São Paulo. p. 267-93.5. CORCORAN N. Teorias e modelos na comunicação de mensagens de saúde. In: CORCORAN, N. Comunicação em Saúde: estratégias para promoção de saúde. São Paulo: Roca, 2010. p. 01-25.6. MENDONÇA, A. V. M. Informação e Comunicação para o Sistema Único de Saúde no Brasil: uma política necessária. In: SOUSA, MFS FRANCO, MS MENDONCA, AVM. (Org.). Saúde da Família nos municípios brasileiros: os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro. 1ed. Campinas: Saberes Editora, 2014, v. 1, p. 701-719.7. PINTOS, V. S. (2001). Comunicación y Salud. Inmediaciones de lá Comunicación, n. 3,121- 36. Disponível em: <http://www.ort.edu.uy/fcd/pdf/revista-inmediaciones-de-la-comunicacion- 3.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2014.8. ROJAS-RAS, S. SOTO, E. J. (2013). Health communication and healthy lifestyles: contributions towards reflection on collective health. Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 46, p. 587-99.9. SCHIAVO, R. Health Communication: from theory to practice. San Francisco/USA: Jossey- Bass/Wiley, 2007. p. 3-29.Leituras preparatórias - Pesquisa em Comunicação em SaúdeD’AVILA C TRIGUEIROS U. (orgs). Comunicação, mídia e saúde: novos agentes, novasagendas /Rio de Janeiro: Luminatti Editora, 2017. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/25311/2/WEB%20Comunicacao%20Midia%20Saude%20em%20baixa.pdf . Acesso em 10 mar 2018.PESSONI, A. (Org.). (2015) Comunicação, Saúde e Pluralidade: novos olhares e abordagens em pauta. São Caetano do Sul: USCS. Série Comunicação & Inovação, v.6. Disponível em http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/656/2/ARQUI%20Livro%202015.pdf Acesso em 10 dez 2015.MENDONÇA, AVM. Os processos de comunicação e o modelo todos-todos: uma relaçãopossível com o Programa Saúde da Família. Brasília: Ed. do Departamento de Ciência daInformação e Documentação da Universidade de Brasília, 2007. p.19-31. Disponível em:<http://pt.scribd.com/doc/53732592/Processo-de-Comunicacao-Todos-Todos>. Acessado em mar/2016.RANGEL, S. M. L. GUIMARÃES, J. M. M. BELENS, A. J. (2014). Comunicação e saúde:aproximação ao estado da arte da produção científica no campo da saúde. In: PAIM, J. S. ALMEIDA- FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook. p. 625-37.VASCONCELOS, WRM OLIVEIRA-COSTA, MS MENDONÇA, AVM. Promoção ouprevenção? Análise das estratégias de comunicação do Ministério da Saúde no Brasil de 2006 a 2013. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 10, n. 2, june 2016. ISSN 1981-6278. Disponível em: <https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1019>. Acesso em: 06 mar. 2017.OLIVEIRA-COSTA, MS AMORIM, ACCL CADAXA,AG MENDONCA, AVM. Promoçãoda saúde da mulher brasileira e a alimentação saudável: vozes e discursos evidenciados pela Folha de SP.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
604/1 2013.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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