Universidade de Brasília Brasília, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - PPGSC (11.01.01.10.14)
Código: PPGSC2985
Nome: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE MENTAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Saúde Mental, Loucura e representações sociais. Modelos de cuidado em saúde mental. Institucionalização, autonomia/tutela. Interfaces Educação Popular e Saúde Mental.Cultura Popular e Processos Sociais: Doença dos Nervos. Associativismo e Economia Solidária.Bem Viver e descolonialidade. Racismo científico e eugenia no Brasil. Determinação Social da Saúde Mental. Racismo e Sofrimento Psíquico.
Referências: "1. ALVESA, Ana Alexandra Marinho, RODRIGUES, Nuno Felipe Reis, Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Rev Port Saúde Pública. 201028(2):127-131.https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S08709025107000312. BHUI, K. Apples, refugees & emotions. The British Journal of Psychiatry, 207, 369-370,2015. doi: 10.1192/bjp.207.4.3693. BRITO, Heleni Barreira de CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Representação social e subjetividade do adoecer psíquico. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 9, n. 2, p. 285-296,Aug. 2004 . http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200010.4. CARNEIRO, Allann da Cunha et al . Educação popular em Saúde Mental: relato de uma experiência. Saude soc., São Paulo , v. 19, n. 2, p. 462-474, June 2010 .http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000200021.5. CECCIM, R. Pacientes impacientes: Paulo Freire. In: Caderno de educação popular e saúde Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007, pp. 32-45.http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf6. FALEIROS, Eva Teresinha Silveira et. al. Portas Abertas à Loucura. Editora Appris, 2017.INSTITUTO AMMA PSIQUE E NEGRITUDE e Imprensa Oficial de São Paulo. Os Efeitos Psicossociais do Racismo, 2008.http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf7. KAWAHALA, Edelu SOLER, Rodrigo Diaz de Vivar y. Por uma psicologia social antirracista: contribuições de Frantz Fanon. Psicol. Soc., Florianópolis , v. 22, n. 2, p.408-410, Aug. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-718220100002000238. LACEDRA, Rosane, FEITOSA, Saulo. Bem Viver: Projeto U-tópico e De-colonial. Interritórios. Revista de Educação. Universidade Federal de Pernambuco.Caruaru, BRASIL, V.1, N.1, 2015.file:///C:/Users/Daten/Downloads/5007-9549-1-SM%20(1).pdf9. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental e Economia Solidária: Inclusão Social pelo Trabalho. 1.ª edição, 2005.http://www.ee.usp.br/departamento/nucleo/CComs/doc/Sm%20e%20economia%20solid%E1ria.pdf10. NICÁCIO, F. O Processo de Transformação da Saúde mental em Santos: desconstrução de saberes institucionais e cultura. Mestrado em Ciências Sociais. São Paulo: PUC,1994. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/401511. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. A teoria da degenerescência na fundação da psiquiatria brasileira: contraposição entre Raimundo Nina Rodrigues e Juliano Moreira. Psychiatry Online Brasil, Dezembro de 2001 - Vol.6 - Nº 12.http://www.polbr.med.br/ano01/wal1201.php12. ODA, Ana Maria Galdini Raimundo DALGALARRONDO, Paulo. Juliano Moreira: um psiquiatra negro frente ao racismo científico. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 22, n.4, p. 178-179, Dec. 2000 . http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000400007.13. OLIVEIRA de, Alda Batista, ROAZZI, Antonio. A Representação Social da ""Doença dos Nervos"" entre os Gêneros. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Mar 2007, Vol. 23 n. 1,pp. 091-102. http://www.scielo.br/pdf/%0D/ptp/v23n1/a11v23n1.pdf14. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.227-278.http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Quijano.rtf15. REDE DE SAÚDE MENTAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA. Organizadores: Isadora Candian dos Santos, Leonardo Penafiel Pinho, Kátia Liane Rodrigues Pinho, Gilson Gonçalves. São Paulo, abril 2017. http://saudeecosol.org/2017/12/11/cooperativismo-eassociativismo-social-trabalho-coletivo-que-transforma-vidas-agora-em-cartilha/16. RUCKERT, Bianca et al . Diálogos entre a Saúde do Campo e a Saúde Mental: a experiência da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental do MST na ESP MG. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 18, supl. 2, p. 1537-1546, 2014.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601537&ln"
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
604/1 2013.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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