Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PROFISSIONAL) (11.01.01.10.17)
Código: PPGSC3017
Nome: FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Promover uma leitura crítica sobre as práticas de formação e educação permanente em saúde, no contexto do SUS-DF, com a perspectiva da construção de competências necessárias à reflexão, desenvolvimento e disseminação de práticas educativas nos serviços de saúde relacionadas ao exercício da preceptoria e garantia da atenção integral em saúde.
Referências: Berbel, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface (Botucatu), Fev 1998, vol.2, nº.2, p.139-154. Brouselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z, organizadores. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. 292 pp. Castro-Gómez, S. Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. En Castro-Gómez, S. y R. Grosfoguel (eds.) El giro decolonial. Siglo del Hombre Editores. Bogotá. pp: 79-91 2007. Colombo, A. A.; Berbel, N. A. N. A metodologia da problematização com o arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007. Dias HS, Lima LD, Teixeira, M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, 2013; 18(6):1613-1624. FRANCA, F. C. V. (Org.) ; MELO, M. C. (Org.) ; MONTEIRO, S. N. C. (Org.) ; GUILHEM, D (Org.) ; BERBEL, N. A. N. (Org.) . O processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde: a metodologia da problematização por meio do arco de Maguerez. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília - Faculdade de Ciências da Saúde, 2016. v. 1. 266pp. Frenk J et al Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet, 2010; 376 (9756): 1923–1958. Luz, M. Complexidade do Campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Revista Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.2, p.304-311, 2009. Peduzzi, M.; Norman I.J.; Germani A.C.C.G.; Silva J.A.M.; Souza G.C. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev Esc Enferm USP, 2013; 47(4):977-83. Peduzzi, M.Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. Pinheiro, R.; Barros, M.E.B.; Mattos, R.M. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2007. Peduzzi , M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública v.35 n.1: 103-9, 2001. Pizzinato, a et al Impactos das estratégias PET- Saúde, Pró-Saúde e PREMUS em pesquisas na área de saúde. In: Combellini VL et al, organizadores. Atenção primária em saúde: vivências interdisciplinares na formação profissional PUCRS. Brasília: ABEn; 2011. p 133-143. Prado, M. L.; Reibnitz, K.S. (Orgs.) Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis > NFR/UFSC, 2016. 195pp. Universidade Federal de Goiás. V Mopesco: Aprendendo a fazer o SUS uma responsabilidade compartilhada. [Internet] Goiânia (GO): UFG; 2015. [Acesso 2015 Mai 19]. Disponível: http://www.mopesco.com.br/texto.php?id=19 WHO. World Health Organization. Framework for action on interprofessional education & collaborative practice. Geneva: WHO, 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
604/1 2013.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04 v4.9.10.92