Universidade de Brasília Brasília, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: PROFIS3168
Nome: FUNDAMENTOS TEORICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGEC0010 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino e ajudá-los na construção de um sistema de referência teórica para a sua ação docente. Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vygotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.
Referências: BRANSFORD, John D. BROWN, Ann L. Cocking, Rodney R.How People Learn:Brain, Mind, Experience, and School: Expanded Edition, Committee on Developments in the Science of Learning. 2000. pdf disponível emhttp://www.nap.edu/catalog.php?record_id=9853.Para baixar gratis é preciso se registrar.BRUNER, J.Sobre a Teoria da Instrução, Phorte Editora, São Paulo, 2006. FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.GEE, James Paul,Bons videojogos + boa aprendizagem: Colectânea de Ensaiossobre os Videojogos, a Aprendizagem e a Literacia, Edições Pedago, Ramada, Portugal, 2010. Em especial, ver capítulo 10.HOUDÉ, Olivier MELJAC, Claire.O Espírito Piagetiano - Homenagem Internacionala Jean Piaget, Penso/Artmed, Porto Alegre, 2002.ILLERIS, Knud.Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso-Artmed, Porto Alegre, 2013.LEFRANÇOIS, G. R..Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning, São Paulo, 2008.MACEDO, Lino de.Ensaios Construtivistas, Casa do Psicólogo, São Paulo, 1994. MOREIRA, M. A.Teorias de aprendizagem. 2a . ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária. 2001. Para maior aprofundamento, ver as referências deste livro.MOREIRA, M. A.Modelos Mentais, Investigações sobre o Ensino de Ciências, v. 1, n. 3, p. 193-232 1997.MOREIRA, M. A.,A Teoria da aprendizagem significativa e sua implementação
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGEC0010 - FUNDAMENTOS TEORICOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGEC0010 ) ATIVO 01/08/2019
( PPGEC0010 ) INATIVO 01/08/2019 18/08/2022
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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