Universidade de Brasília Brasília, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS (11.01.01.13.01.03)
Código: PPGECSA0099
Nome: SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DE TESE 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo propiciar aos doutorandos a continuação dos seus projetos de tese e da tese de doutorado. Serão alternadas as discussões sobre tópicos da metodologia das Ciências Sociais e os trabalhos desenvolvidos sobre os projetos de tese.
Referências: "ALEXANDER, J. C. Las Teorias Sociológicas desde la Segunda Guerra Mundial: Análisis Multidimensional. Barcelona: Editorial Gedisa, 1989.ALEXANDER, J. et al. The Micro-Macro Link. Berkeley: University of California Press, 1987.BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 70, 1986.BECKER, H. S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.BOHMAN, J. New Philosophy of Social Science: Problems of Indeterminacy. Cambride, Ma: The MIT Press, 1993BOURDIEU, P., CHAMBOREDON, J-C, e PASSERON, J-C. A Profissão de Sociólogo - preliminares epistemológicas. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. ENCICLOPÉDIA EINAUDI, vol. 21. Método, Teoria/Modelo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992. FERNANDES, A. M. ""O Paradigma Clássico versus o Surgimento de um novo Paradigma da Ciência e da Tecnologia e suas relações com o Homem, a Natureza, a História e a Cultura"". In: SBS: Natureza, História e Cultura - Repensando o social. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRS, 1993, pp: 51-56.INGRAM, D. Habermas e a Dialética da Razão. Brasília: EDUnB,1993.KING, G. KEOHANE, R.O. & VERBA, S. ""The Science in Social Science"". In: Designing Social Inquiry - Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1994.NUNES, E. O. (org.) A Aventura Sociológica: Objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1978.REIS, E. ""Impasses e desafios à teorização na Sociologia contemporânea"". In: SBS: Natureza, História e Cultura - Repensando o Social. Porto Alegre: EDURGS, 1993, pp:11-18.WALLERSTEIN, I. A Comissão Gulbenkian para a Reestruturação das Ciências Sociais: Para abrir as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1996."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3824/1 2015.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
3824/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim

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