Universidade de Brasília Brasília, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.16.03)
Código: PROFIS3327
Nome: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino- aprendizagem: objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software.
Referências: AMERICAN ASSOCIATION OF PHYSICS TEACHERS,Goals of IntroductoryPhysics Laboratory, American Journal of Physics, v.66, n.6, p. 483-485,1998. Disponível emhttp://www.aapt.org/Resources/policy/goaloflabs.cfm.BORGES , A. T.,Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, p.291-313, 2002.CAVALCANTE, M.A. TAVOLARO, C. HAAG, R.Experiências em Física Moderna. A Física na Escola,, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005.Gaspar, Alberto,Experiências de ciências para o ensino fundamental. Atica, 2003. COMMITTEE ON UNDERGRADUATE SCIENCE EDUCATION, NRC,ScienceTeaching Reconsidered: A Handbook, National Academy Press, 1997. Pdf disponível emhttp://www.nap.edu/catalog.php?record_id=5287.Para baixar gratis é preciso se registrar.HART C., MULHALL P., BERRY, A., LOUGHRAN , J., GUNSTONE, R.,What is thePurpose of this Experiment? Or Can Students Learn Something from DoingExperiments?, Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n.7, p. 665-675, 2000.HODSON D.Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio, Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.3, p. 299-313, 1994.HOFSTEIN , A. LUNETTA V.N..The laboratory in science education: Foundationsfor the twenty-first century, Science Education, v.88, n.1, p. 28-54, 2004.MILLAR R.,The role of practical work in the teaching and learning of science, Committee on High School Science Laboratories: Role and Vision, National Academy of Sciences, Washington, 2004.PAULA Helder F. ALVES, Esdras Garcia MATEUS Alfredo Luis,Quântica paraIniciantes: Investigaçõe
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
591/1 2018.1 ENSINO DE FÍSICA/PROFIS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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