Universidade de Brasília Brasília, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM (11.01.01.09.01)
Código: PPGCF3951
Nome: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE INTEGRAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Reflexão sobre a integralidade nas Práticas Educativas em Saúde. Compreensão da complexidade inerente ao tema tendo como linha condutora os processos de Informação, Educação e Comunicação para a Promoção da Saúde. Valorização das matrizes teórico-prático-metodológicas oriundas de diferentes correntes de pensamento, com ênfase na interdisciplinaridade dos processos de intervenções em saúde coletiva.
Referências: 1. ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 139-154 169-185. 2. ALMEIDA FILHO, N. Transdisciplinaridade e Saúde Coletiva. Ciência e Saúde Coletiva. 11 (1/2), 1997. 3. BRANCO, M. A. F. Informação e Saúde: uma ciência e suas políticas em uma nova era. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. p. 27-51. 4. CARDOSO, J. M. e ARAÚJO, I. S. de, Comunicação e Saúde. In: PEREIRA, I. B. e LIMA, J.C.F. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009. p. 94-103. 5. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 203-228. 6. DESLANDES, S.F. e MITRE, R.M. de A. Processo comunicativo e humanização em saúde. Interface Comunicação Saúde Educação. v.13, supl. I, p.641-9, 2009. 7. DONATO, A.F. GOMES, A.L.Z. O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações. Boletim do Instituto de Saúde . Volume 12 - Número 1 - Abril de 2010. p. 37-43. Disponível em: <http://www.isaude.sp.gov.br/smartsitephp/media/isaude/file/bis50-completo.pdf>. Acessado em: Mar 2012. 8. FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Biblioteca de Filosofia e História das Ciências. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1988.9. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 10. HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa I: racionalidad de la acción y racionalización social. 4. ed. Madrid: Taurus, 2003. ______. Agir comunicativo e razão destranscendentalizada. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. ______. Verdade e Justificação - ensaios filosóficos. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. 11. HANSEN, J. H. Como entender a saúde na comunicação? São Paulo: Paulus, 2004. 12. HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG Brasília: UNESCO, 2003. 13. KAPLÚN, M. Processos educativos e canais de comunicação. MARTÍN-BARBERO, J. Desafios Culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, A.O. COSTA, M.C.C. (Org.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 175-186. 14. LOPES, M. I. V. O campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista FAMECOS, Porto Alegre. n. 30, agosto 2006. 15. MATTOS, R. A. de. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(5):1411-1416, set-out, 2004. 16. MARTÍN-BARBERO, J. Desafios Culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, A.O. COSTA, M.C.C. (Org.) Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 121-134. 17. MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Brasília: UNESCO, 2003. 18. Rumo ao abismo? Ensaio sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p.47-62 95-114. 19. PINHEIRO, R. e MATTOS, R. A. de. (Org.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ - CEPESC - ABRASCO, 2007. 20. SANTOS, B. de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-821. 21. SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único a consciência universal. São Paulo: Editora Record, 2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BANELL, R.I. Habermas e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. KAPLÚN, M. Una Pedagogía de la Comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. MORIN, E. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto Alegre: Sulina EDIPUCRS, 2007. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7951/1 2020.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9032/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7536/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9067/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9091/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9083/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7994/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9041/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7986/1 2018.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
108/1 2017.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7935/1 2018.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7951/-2 2018.1 CIÊNCIAS MÉDICAS/PPGCM - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
86/1 2018.2 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
86/-2 2018.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
604/1 2013.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app32_Prod.sigaa26 v4.9.10.92