Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PROFISSIONAL) (11.01.01.10.17)
Código: PPGSCP0001
Nome: FORMAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Marco legal da formação e educação permanente a partir do SUS e Novas DCN. Docência em saúde. Tendências Pedagógicas. Metodologias Problematizadoras. Educação e Trabalho Interprofissional. Interprodisciplinaridade, multiprofissionalidade e trabalho em equipe. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde. Política de avaliação e diretrizes da formação em saúde. Relação ensino, pesquisa e extensão. Integração ensino-serviço-comunidade.
Referências: Bibliográficas: Almeida-Filho N., Nunes T.C.M. Inovações curriculares para Formação em Saúde inspiradas na obra de Anísio Teixeira. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.18, supl.1, p.1-24, 2020. Barcellos, RMS. et al. Educação permanente em saúde: práticas desenvolvidas nos municípios do estado de Goiás. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, 2020; 18(2): e0026092. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00260 Barr, H, Low, H. Introdução à educação interprofissional: Reino Unido/Brasil: CAIPE, 2013. Bitencourt GR, Ferreira AFM, Amaral MHSP, Renault SMG, Silva JO, Santos KM. Uso de indicadores na avaliação do serviço de educação permanente: reflexão dos pilares da qualidade. Rev baiana enferm. 2021;35:e36844. Berbel, NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu), Fev 1998, vol.2, nº.2, p.139-154. Brasil. Resolução no 569 de 8 de dezembro de 2017. Aprova o Parecer Técnico nº 300/2017, em anexo, que apresenta princípios gerais a serem incorporados nas DCN de todos os cursos de graduação da área da saúde, como elementos norteadores para o desenvolvimento dos currículos e das atividades didático-pedagógicas, e que deverão compor o perfil dos egressos desses cursos. Brasília, DF- 8 dez, 2017. Conselho Nacional de Saúde. Brouselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z, organizadores. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. 292 pp. Castanho, M.E: Sobre professores marcantes. In: Castanho, S. e Castanho, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, Papirus Editora, 2001.p.153-163. Castro-Gómez, S. Descolonizar la universidad. La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. En Castro-Gómez, S. y R. Grosfoguel (eds.) El giro decolonial. Siglo del Hombre Editores. Bogotá. pp: 79-91 2007. Colombo, A. A.; Berbel, N. A. N. 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Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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