|
DIA E HORÁRIO: 30/08 - 14h
PALESTRANTE: Marco Antonio Moreira (PALESTRANTE VIRTUAL)
TÍTULO: Grandes desafios para o ensino da Física na Educação Contemporânea
RESUMO: o conhecimento físico é relevante para a cidadania. Na escola, a Física deveria ser ensinada para a cidadania, para a vida. A Física está na base das tecnologias contemporâneas. No entanto, mesmo nesse contexto, a Física é ensinada, de modo tradicional, como se fosse um grande conjunto de fórmulas e respostas corretas. Aborda conteúdos do Século XIX e foca-se, primordialmente, na preparação dos estudantes para as provas locais, nacionais e internacionais. Os alunos não gostam dessa abordagem e querem apenas passar nessas provas dando "respostas corretas" memorizadas mecanicamente. Isso não é educação em Física, é treinamento behaviorista. É preciso repensar esse ensino e enfrentar grandes desafios para isso.
CURRÍCULO: Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando se aposentou como Professor Titular. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior.
http://lattes.cnpq.br/5078954333145104
Consulte a programação completa da XVII Semana da Física em pet.if.unb.br
|