9 - 12h
- Política de cotas raciais na UnB: o acesso de negros na universidade entre 2004 e 2012. Drª Catarina de Almeida Santos (Faculdade de Educação UnB, Brasil).
- El ingreso a la UNAM en el ámbito del proyecto México nación multicultural. Drª. Elia Avendaño Villafuerte (UNAM, México). online
- Inclusão racial no ensino superior. Drª Márcia Regina de Lima Silva (USP, Brasil).
- Ana Tereza Reis da Silva (Faculdade de Educação UnB, Brasil) Debatedora/moderadora.
|
9-16h
Trabalho de articulação da rede latino-americana de pesquisa sobre ações afirmativas no ensino superior.
|
9 - 12h (Brasília)
7-10h (Ciudad de México).
- Educación superior privada mexicana para estudiantes vulnerables. Drª Marisol Silva Laya (Universidad Iberoamericana, México).
- Acción afirmativa para indígenas en las universidades públicas mexicanas. Dr. Saúl Velasco Cruz (Universidad Pedagógica Nacional, México).
- Ações afirmativas e educação superior no Brasil. Dr. Jocélio Teles dos Santos (UFBA, Brasil)
- Dra. Rosana Rodriguez (U del Cuyo, Argentina)
Debatedora/moderadora.
|
9 - 12h
- Políticas de admisión de la universidad pública en Bolivia. Mg. Weimar Giovanni Iño Daza (UMSA/Bolívia).
- Políticas de admisión universitaria para afrodescendientes en Colombia. Drª Anny Ocoró Loango (UNTREF/Argentina).
- Equidad, meritocracia y cupos universitarios en Ecuador. Drª María Verónica Di Caudo (Instituto de Formación Docente, Argentina).
- Políticas afirmativas universitarias para indígenas y afrodescendientes en Colombia. Mtª. Elizabeth Castillo Guzmán (UniCauca/Colômbia).
- Rosani Moreira Leitão. Universidade Federal de Goiás. Debatedora/moderadora
|
9 - 12h
- Límites y posibilidades de la inclusión indígena en las universidades amazónicas peruanas. Dr. Oscar Alberto Espinosa de Rivero (Pontifícia Universidad Católica del Perú)
- A Trajetória do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). Mtª. Poema Portela (doutoranda IESP-UERJ, Brasil).
Drª Andreia Gomes da Cruz (ESPE/IM/UFRRJ, Brasil)
Debatedora/ moderadora
|
9 - 12h
- El ingreso de afrodescendientes e indígenas a la educación superior de Brasil, Colombia y México. Drª Karin Yovana Quijada Lovatón (Universidad de Colima/México).
- Políticas de permanência em perspectiva comparada: Argentina, Brasil e Chile. Drª Hustana Maria Vargas. Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF, Brasil).
- A implementação da Lei de Cotas nas universidades mineiras UFOP, UFMG e UFV. Dr. Adilson Pereira dos Santos (UFOP, Brasil).
- Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (PPGECsA/ELA/ICS/UnB, Brasil) debatedora/ moderadora.
|
14 – 17h
- Educación Superior e Interculturalidad: Pueblos Indígenas y Afrodescendientes de Ecuador. Dr. John Antón Sánchez (Instituto de Altos Estudios Nacionales, IAEN/Equador).
- Políticas afirmativas, universidade e povos indígenas. Drª Jane Felipe Beltrão (UFPA, Brasil).
- Políticas de Ações Afirmativas para indígenas no Brasil. Pesquisadora associada do "Centro de Antropologia de Processos Educativos" (Ceape) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp.
- Ações afirmativas para indígenas na UnB. Mtª. Suliete Gervásio. Povo Baré. PPGDH-UnB, Brasil.
- Drª Elizabeth Ruano-Ibarra (PPGECsA/ELA/ICS/UnB, Brasil) debatedora/ moderadora.
|
Trabalho de articulação da rede latino-americana de pesquisa sobre ações afirmativas no ensino superior.
|
--
|
--
|
--
|
--
|