Universidade de Brasília Brasília, 20 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Recursos digitais e estratégias de aula possíveis para planejar o ensino não presencial - Turma 4/2020
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 125
Período do Curso: 04/01/2021 a 25/01/2021
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: BRASÍLIA - DF
Espaços de Realização: Plataforma Aprender
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: MINI CURSO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 125
Responsável pela Ação: LETICIA LOPES LEITE
E-mail do Responsável: llleite@unb.br
Contato do Responsável: (61) 3107-5827
Url da Acão: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/882

Resumo

No período de pandemia do COVID-19 enfrentamos dificuldades de execução das ações cotidianas da Universidade que demandam mudanças de procedimentos a curto, médio e longo prazo. Sob os efeitos da pandemia, pensar o fortalecimento do papel social da Universidade nesse novo mundo envolve desenhar novas  estratégias de ensino e aprendizagem que envolvam processos de inovação e criatividade no planejamento e execução do ensino mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

O curso Planejamento do ensino superior não-presencial: recursos e estratégias didáticas que se apresenta está no bojo das ações institucionais do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR)  para a mitigação dos efeitos do COVID-19 e retomada do calendário acadêmico da UnB.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária de 30h, ofertado no ambiente Aprender2. O público-alvo é de professores da Universidade que já possuem domínio básico do Moodle. Tem como princípio educativo o trabalho colaborativo como basilar para a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Tem como base metodológica a personalização da aprendizagem, oferecendo rotas e trajetórias distintas de aprendizagem a partir dos interesses e as motivações do professor. Também se adotará o trabalho e a avaliação por pares, fortalecendo a ideia de cooperação, colaboração e trabalho em dupla.

Para isso, uma equipe composta por técnicos e docentes do CEAD e por professores convidados de outras unidades acadêmicas acompanhará os cursistas, assim como o desenvolvimento de suas atividades.


Programação

1.Universidade de Brasília e a formação docente nos tempos da pandemia.

1.1Um convite a reflexão 

2. O ensino superior em tempos de pandemia: rumos e estratégias das universidades nacionais e internacionais.  

2.1. Panorama das ações estratégicas de retorno às aulas nas universidades nacionais e internacionais. 

2.2. E-learning no ensino superior em tempos de covid-19.

2.3. Docência Online: integrando as TDIC para potencializar a aprendizagem.

2.4. Elementos do planejamento na educação online. 

3. Síncrono vs. Assíncrono?

4. O Moodle como plataforma de ensino aprendizagem na educação superior.

4.1 Editando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 

4.2 Configurando os recursos 

4.3 Configurando as atividades 

5. Práticas efetivas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação na cultura digital.

5.1 Execute sua aula ao vivo com o Teams e o webconf

5.2 Videoaulas: uma versão online das aulas expositivas? Indicações de uso e como gravar uma videoaula.

5.3 Como manter seu aluno com o foco em suas aulas?

5.4 Criação de playlist de vídeos para ensinar e aprender

5.5 Experimentações nas videoconferências online

5.6 Utilização de múltiplos recursos digitais para incrementar a aula. 

5.7 O uso de filmes como recurso pedagógico

5.8- Mudando e reinventando suas aulas para o ensino on-line.

6. Comunicação dialógica como aproximação didático-pedagógica

6.1 Estratégias de aproximação e socialização nos ambientes virtuais de aprendizagem.

6.2 - Construindo espaços de convivência,  processos dialógicos e redes de cooperação em tempo de pandemia

6.3 Flexibilização dos processos educativos e acolhimento das emoções.

7 Fórum como espaço de construção de conhecimentos

8 REA – Recursos educacionais abertos


Públicos Alvo

Interno:

Docentes da UnB


Externo:

Docentes de Instituições de Ensino Superior do DF



Membros(as) da Equipe

  JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  MARISTELA ROSSATO MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ROSANA AMARO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  JANAINA ANGELINA TEIXEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  FLAVIA MOTOYAMA NARITA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  DANILO NOGUEIRA PRATA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  TEL AMIEL
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ANDREIA MELLO LACE
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  DANIELLE XABREGAS PAMPLONA NOGUEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)

  MOISES SILVA DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  SEBASTIAO HENRIQUE DE BRITTO LOPES
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  BRENO MESQUITA DA SILVA
Categoria: SERVIDOR
Função : ASSESSOR(A)

  EDUARDO BESSA PEREIRA DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ALFONSO BUSTOS SANCHEZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  WILSA MARIA RAMOS
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)

  MARCELLO FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : VICE-COORDENADOR(A)
  LIVIA VELEDA DE SOUSA E MELO
Categoria: SERVIDOR
Função : VICE-COORDENADOR(A)
  LETICIA LOPES LEITE
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Ações das quais faz parte

2021 - Programa Aprendizagem para o 3º milênio - A3M


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app16_Prod.sigaa10 v4.9.10.87