No período de pandemia do COVID-19 enfrentamos dificuldades de execução das ações cotidianas da Universidade que demandam mudanças de procedimentos a curto, médio e longo prazo. Sob os efeitos da pandemia, pensar o fortalecimento do papel social da Universidade nesse novo mundo envolve desenhar novas estratégias de ensino e aprendizagem que envolvam processos de inovação e criatividade no planejamento e execução do ensino mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
O curso Planejamento do ensino superior não-presencial: recursos e estratégias didáticas que se apresenta está no bojo das ações institucionais do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR) para a mitigação dos efeitos do COVID-19 e retomada do calendário acadêmico da UnB.
O curso será desenvolvido na modalidade a distância, com carga horária de 30h, ofertado no ambiente Aprender2. O público-alvo é de professores da Universidade que já possuem domínio básico do Moodle. Tem como princípio educativo o trabalho colaborativo como basilar para a constituição de uma comunidade de aprendizagem. Tem como base metodológica a personalização da aprendizagem, oferecendo rotas e trajetórias distintas de aprendizagem a partir dos interesses e as motivações do professor. Também se adotará o trabalho e a avaliação por pares, fortalecendo a ideia de cooperação, colaboração e trabalho em dupla.
Para isso, uma equipe composta por técnicos e docentes do CEAD e por professores convidados de outras unidades acadêmicas acompanhará os cursistas, assim como o desenvolvimento de suas atividades.
1.Universidade de Brasília e a formação docente nos tempos da pandemia.
1.1Um convite a reflexão
2. O ensino superior em tempos de pandemia: rumos e estratégias das universidades nacionais e internacionais.
2.1. Panorama das ações estratégicas de retorno às aulas nas universidades nacionais e internacionais.
2.2. E-learning no ensino superior em tempos de covid-19.
2.3. Docência Online: integrando as TDIC para potencializar a aprendizagem.
2.4. Elementos do planejamento na educação online.
3. Síncrono vs. Assíncrono?
4. O Moodle como plataforma de ensino aprendizagem na educação superior.
4.1 Editando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
4.2 Configurando os recursos
4.3 Configurando as atividades
5. Práticas efetivas de aprendizagem mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação na cultura digital.
5.1 Execute sua aula ao vivo com o Teams e o webconf
5.2 Videoaulas: uma versão online das aulas expositivas? Indicações de uso e como gravar uma videoaula.
5.3 Como manter seu aluno com o foco em suas aulas?
5.4 Criação de playlist de vídeos para ensinar e aprender
5.5 Experimentações nas videoconferências online
5.6 Utilização de múltiplos recursos digitais para incrementar a aula.
5.7 O uso de filmes como recurso pedagógico
5.8- Mudando e reinventando suas aulas para o ensino on-line.
6. Comunicação dialógica como aproximação didático-pedagógica
6.1 Estratégias de aproximação e socialização nos ambientes virtuais de aprendizagem.
6.2 - Construindo espaços de convivência, processos dialógicos e redes de cooperação em tempo de pandemia
6.3 Flexibilização dos processos educativos e acolhimento das emoções.
7 Fórum como espaço de construção de conhecimentos
8 REA – Recursos educacionais abertos
Docentes da UnB
Docentes de Instituições de Ensino Superior do DF
2021 - Programa Aprendizagem para o 3º milênio - A3M
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