Apresentação

Curso de Pedagogia

 

O Curso de Graduação em Pedagogia da FE da UnB concede a titulação de Licenciado em Pedagogia e destina-se à formação de profissionais para o Magistério de Educação Infantil e Início de Escolarização para os diferentes sujeitos da aprendizagem no Ensino Fundamental e para a gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares.

 

A formação acadêmica dos estudantes do Curso de Pedagogia compreende a relação entre ensino, pesquisa e extensão, com a construção teórico-prática dos conhecimentos no campo educativo. Articula conhecimentos sociológicos, políticos, antropológicos, ecológicos, psicológicos, filosóficos, artísticos, cultural e histórico. São ofertados espaços curriculares disciplinares e não disciplinares, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso.

 

Questionar, intervir e modificar tem sido pertinente ao papel do educador na sociedade brasileira e o Curso de Pedagogia tem tido essa perspectiva na formação do pedagogo.

 

Perfil do Egresso

 

Forma profissionais para o Magistério de Educação Infantil e Início de Escolarização para os diferentes sujeitos da aprendizagem no Ensino Fundamental e para a gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares.

 

O curso contempla:

  • a formação para a docência e gestão, atuação em escolas, empresas, movimentos sociais, organizações educacionais;
  • a formação docente para a atuação do pedagogo em diferentes campos de aprendizagem;
  • atuação em implementação e avaliação de políticas públicas para a Educação Básica.

 

Mercado de Trabalho

 

A atuação dos pedagogos no mercado de trabalho se dá tanto em ambientes escolares como não escolares. A base curricular da graduação forma para a docência e para além dela. O pedagogo pode trabalhar em qualquer ambiente em que as relações humanas gerem processos pedagógicos exercendo atividades de planejamento, implementação e avaliação de programas e projetos educativos em diferentes espaços organizacionais.

 

Ressalta-se a existência de um grande número de estabelecimentos de ensino, tanto públicos como privados que, além de educação infantil e início de escolarização, oferecem as modalidades de educação especial, educação de jovens, adultos e idosos bem como educação profissional na área de pedagogia. Os formados em pedagogia que desejam atuar em ambientes não escolares encontram oportunidades de trabalho no serviço público federal e distrital, em organizações privadas – hospitais, empresas de seleção e capacitação profissional, outros estabelecimentos de ensino –, em organizações não governamentais e em organismos internacionais.

 

Onde quer que atuem, os pedagogos são motivados pela perspectiva emancipatória da educação. 

Coordenação do Programa: PAULO HENRIQUE PEREIRA SILVA DE FELIPE

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Licenciado Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04