Apresentação

Apresentação

 

O curso de Pedagogia a Distância teve sua primeira oferta em 2007, quando ocorreu a implementação da Universidade Aberta Brasil na UnB. Em 2019, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância foi elaborado a partir das discussões do Projeto Pedagógico dos cursos de Pedagogia diurno e noturno da Faculdade de Educação, do Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia a Distância e das atualizações das normativas referentes à modalidade (Resolução CNE 01/2016 e Decreto 9.057/2017).

O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, na modalidade a distância, destina-se à formação profissional para a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, em suas diversas modalidades, e nos cursos de formação que exijam conhecimentos pedagógicos, para atuar na gestão escolar e em espaços educativos não escolares, e para o campo teórico-investigativo da educação, com compromisso ético e inclusivo, responsabilidade social e histórica, reconhecedor da diversidade humana, cultural, política, religiosa, étnico-racial e de gênero.

O está estruturado em quatro anos e meio (9 semestres letivos), com disciplinas disponibilizadas pela plataforma Moodle (Aprender 2), da Universidade de Brasília. A partir da matrícula (no SIGAA) e das aulas a distância (na Aprender 2) o (a) estudante, com autonomia e organização, equilibra sua rotina com o estudo. Nesse sentido, o curso de Pedagogia a Distância é ideal para quem busca uma formação sólida e de qualidade, com flexibilidade de horários e possibilidade de estudar de onde estiver. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais para a atuação na área da Educação, como a capacidade de refletir criticamente sobre a prática pedagógica, de planejar e executar projetos educacionais e de promover a inclusão e a diversidade na sala de aula. Ele é oferecido nos Polos: Carinhanha (BA) Alto Paraíso de Goiás (GO), Anápolis (GO), Cavalcante (GO), Formosa (GO) e Goiás (GO).

 

Perfil do egresso

 

Resumidamente, o curso forma profissionais para o Magistério de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as suas modalidades, bem como para o exercício da gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares.

Dessa forma, o perfil do graduado em Pedagogia a Distância deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso.

 

As Áreas de atuação do egresso

 

A área de atuação do (a) profissional formado (a) no curso de Pedagogia a Distância envolve a docência na educação básica e modalidades de educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância); a gestão e coordenação pedagógica/educacional e em qualquer área que seja previsto conhecimentos pedagógicos para o seu exercício, considerando, portanto, ambientes escolares e não escolares, envolvendo relações humanas, atividades de planejamento, formulação de projetos, implementação de programas.

 

 

Coordenação do Programa: ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA

Telefone/Ramal: (61) 3107-6152

E-mail: pedead@unb.br

Título do Profissional: Licenciado Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: A Distância Endereço Alternativo: http://fe.unb.br/index.php/graduacao/graduaca-graduacao-a-distancia
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35