Apresentação

Informações Gerais

  • Habilitação: Farmacêutico

  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 5 Anos para Diurno e 6 anos para Noturno
  • Turno: Diurno e Noturno
  • Total de créditos do curso: 292 créditos
  • Numero de semestre: 10 (mínimo) / 18 (máximo). Recomendado: 10

O curso

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de farmácia, promulgadas em 04 de março de 2002, propõem a formação de um profissional humanista, crítico e reflexivo para o exercício de atividades em todo o âmbito profissional, ou seja, referente aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. Com esta proposta, o farmacêutico egresso dos cursos Farmácia diurno e noturno da FS-UnB tem uma formação generalista, com conhecimentos nas três grandes áreas de atuação profissional – medicamentos, análises clínicas e alimentos. Pode-se destacar ainda as atividades de pesquisa em diferentes áreas da produção do conhecimento em saúde, além da docência.

Área de Atuação

Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Há ainda o setor público, agências de vigilância e órgãos de fiscalização.

Infraestrutura

As atividades acadêmicas se dividem em aulas teóricas, práticas, além de pesquisa e extensão nas áreas de farmácia, medicamentos, análises clínicas, alimentos, saúde coletiva, e entre outras. A experiência profissional é adquirida em estágios curriculares realizados na Farmácia Escola e na Farmácia Hospitalar e Clínica, Ambulatórios Especializados e Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Convênios com Indústrias Farmacêuticas viabilizam a capacitação nas áreas de medicamentos, cosméticos, alimentos e afins.

Assim como convênio com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal permite aos estudantes realizarem estágios na área de assistência farmacêutica nas unidades de saúde, como hospitais e unidades básicas de saúde, e de análises clínicas e controle de qualidade no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Coordenação do Programa: INGRID FERREIRA METZGER

Telefone/Ramal: (61) 3107-1647

E-mail: farmaciadiurno@unb.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://fs.unb.br/extensao/menu-secundario-2
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app20_Prod.sigaa14