Apresentação

Desde sua criação na década de 1960, o curso de ciências sociais da Universidade de Brasília tem formado profissionais que atuam em uma ampla diversidade de áreas e carreiras profissionais. Ressalte-se, primeiramente, a inserção de cientistas sociais (sociólogas/os) graduadas/os pela UnB no serviço público federal e em repartições do Distrito Federal, seja em cargos da máquina pública, seja em institutos e órgãos de pesquisa governamentais. Nesse sentido, é possível afirmar que as ciências sociais da Universidade de Brasília constituem uma das principais instituições para o recrutamento de pessoal da burocracia estatal do país. Em tempos recentes, outro encaminhamento profissional de graduandas/os da habilitação em sociologia da UnB tem sido o aprimoramento de sua formação na licenciatura em ciências sociais para a posterior atuação no ensino médio, tanto em escolas do Distrito Federal, quanto de outros estados da federação. Vale também salientar a expressiva relevância da graduação em sociologia desta Universidade para a construção de quadros acadêmicos, formando estudantes que, após graduarem-se, optam por cursar o Mestrado e, posteriormente, o Doutorado em Sociologia, seja na própria UnB ou em outras Universidades brasileiras de diferentes regiões do país. Ilustrativo dessa importante contribuição da graduação em sociologia da Universidade de Brasília é o fato de que o próprio Departamento de Sociologia desta Universidade conta em seus quadros com profissionais que se formaram bacharéis em sociologia, agora retornando ao Departamento como pesquisadoras/es e docentes permanentes. Por fim, cabe chamar atenção para a atuação de formandas/os pelo Departamento em empresas de consultoria e pesquisa, assim como organizações não-governamentais de diferentes modalidades, beneficiando-se do conjunto de saberes com os quais se engajaram ao longo de seus anos de graduação na UnB.

Dito isso, convém sublinhar alguns aspectos da habilitação em Sociologia da Universidade de Brasília que, conforme informado no Projeto Pedagógico do curso, concorrem para que a/o estudante graduada/o logre inserir-se no mercado de trabalho e contribua para a sociedade em geral. Considerando o elevado nível da formação acadêmica das/os docentes do Departamento, a pluralidade teórico-metodológica de suas/seus pesquisas e atividades letivas, o respeito acadêmico e interpessoal que pauta suas relações profissionais, a interação entre distintas gerações que ajudaram a construir essa instituição, a presença de uma vigorosa pós-graduação (Mestrado e Doutorado), entendemos que todos esses aspectos permitem que a habilitação em Sociologia proporcione excelentes condições à formação intelectual, acadêmica e profissional do corpo discente. Tendo em vista os princípios norteadores do Parecer CNE/CES nº 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social, o Parecer CNE/CES n. 1.363/2001, a Resolução CNE/CES nº 17, de 13 de março de 2002  que define as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia - e o Parecer CNE/CES 492/2001, que estipula as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Sociais, o Bacharelado em Sociologia busca formar profissionais capazes de compreender criticamente o mundo que as/os cerca, problematizar as diferentes formas de produção e reprodução de desigualdade sociais e, em suas práticas enquanto sociólogas/os, exercerem competência analítica com senso crítico. Cabe chamar atenção para os seguintes fatores da formação no Bacharelado em Sociologia da Universidade de Brasília que conferem destaque ao curso e que preparam suas/seus estudantes para inserir-se no mercado de trabalho, para integrar os quadros acadêmicos de instituições de ensino do país, bem como para sua contribuição à sociedade em geral: a) Capacitação para um modo especificamente sociológico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento; b) Domínio dos métodos e técnicas de pesquisa social que possibilitem a construção do conhecimento sociológico em diversas áreas temáticas; c) Formação intelectual que permita a capacitação para um pensamento analítico e crítico; d) Habilitação para a articulação entre teoria, pesquisa e prática social, observando preceitos deontológicos do exercício da profissão de sociólogo; e) Compromisso social, guiado pela ética e pelo respeito aos pilares do Estado de Direito Democrático, em especial, aos direitos humanos.

Ressalte-se que, na medida em que todas/os as/os estudantes do curso vivenciam um núcleo formativo comum, as/os discentes tornam-se aptas a manusear os planos teóricos e práticos da Sociologia e das Ciências Sociais em geral quando da sua atuação em diferentes situações e atividades profissionais. Ao conferir certa homogeneidade na formação de cientistas sociais no país, em obediência às determinações do CNE, o Núcleo Comum possibilita trânsitos institucionais e deslocamentos em diferentes regiões do Brasil. Tal formação envolve um conjunto amplo e variado de habilidades, as quais são cultivadas ao longo das inúmeras atividades realizadas no curso: a) Identificação e utilização de material bibliográfico qualificado; b) Treinamento para a consulta, compreensão e utilização de textos em idiomas estrangeiros; c) Preparação profissional para a elaboração e redação de documentos técnicos relativos à atuação específica, favorecendo a comunicação com áreas interdisciplinares; d) Treinamento para a realização de comunicações orais em diferentes contextos científicos e profissionais; e) Estímulo à atuação em equipes de trabalho, compartilhando tarefas e objetivos comuns; f) Aprendizagem para a análise e interpretação de comunicações e relatórios científicos em diversas abordagens da Sociologia, bem como para o planejamento e execução de pesquisas científicas em Sociologia em contextos diferentes, tanto quanto para a divulgação do conhecimento sociológico em linguagens adaptadas a diferentes audiências, recursos midiáticos e contextos.

 

 

 

Coordenação do Programa: SERGIO BARREIRA DE FARIA TAVOLARO

Telefone/Ramal: (61) 3107-1507

E-mail: sergiotavolaro@unb.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://sol.unb.br/index.php/en/
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