Apresentação

O processo de formação do bacharelando em Música - Violoncelo volta-se para a produção e disseminação do conhecimento e da cultura e tem como base o tripé ensino-pesquisa-extensão, princípio indissociável da Universidade, que busca a formação do seu aluno a partir do compromisso com o desenvolvimento do espírito investigativo, com a produção de novos conhecimentos. Nesse sentido, o ensino está aliado à pesquisa e à extensão como elementos partícipes no processo formador dos graduandos em música.

 

 Salienta-se que no processo de formação do bacharel em música busca-se o desenvolvimento de atitudes investigativas e instigadoras na articulação dos conhecimentos construídos na universidade com as dimensões da sociedade por meio de práticas musicais diversificadas realizadas a partir de ações pedagógicas, extensionista e de pesquisa. Os componentes curriculares práticos tais como aulas de Instrumento, Prática de Orquestra e Música de Câmara preparam o musicista para atuar nos mais diferentes espaços e formações instrumentais. Já as disciplinas de estruturação e análise musical propiciam o conhecimento técnico sobre fundamentos e organização da linguagem musical. A pesquisa presente nos conteúdos e nos componentes curriculares de Introdução à Pesquisa em Música I, História da Música 1 a 4, bem como em projetos extracurriculares de Iniciação Científica orientados por docentes da graduação e da pós-graduação em música, têm papel importante nessa formação do músico-pesquisador. Além das disciplinas específicas, o bacharelando em Música - Violoncelo tem acesso a disciplinas de toda a Universidade para ampliação de seu conhecimento humanista e crítico-reflexivo. 

 

Os discentes tem ainda acesso ao Laboratório de  Áudio (Estúdio), Laboratório de Tecnologia Musical, Laboratório de Teclados,  Auditório, Laboratório de Informática, salas de estudo e um  ambiente acadêmico rico de experiências musicais, humanas e artísticas. 

 

O Departamento de Música faz parte do Instituto de Artes, que conta com cerca de 2.043 estudantes-artistas matriculados, só na graduação. São ofertados 14 cursos de graduação presenciais e 3 em EAD divididos em quatro departamentos: Artes Cênicas (3 Licenciaturas e 1 Bacharelado), Design (1 Bacharelado), Música (3 Licenciaturas e 1 Bacharelado e suas habilitações) e Artes Visuais (3 Licenciaturas e 2 Bacharelados). No pós graduação contamos com cerca de 380 alunos matriculados em um dos 4 Programas de Pós Graduação Strito Sensu (PPGAV, PPGMUS, PPGCEN e PPGDesign)  e 1 Programa de Pós Graduação em Rede na modalidade profissionalizando (PROFARTES). Destes todos os cinco programas possuem cursos de mestrado e dois de doutorado (PPGAV e PPGCEN). 

 
Coordenação do Programa: GISELE PIRES DE OLIVEIRA MOTA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Lingüística, Letras e Artes Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24