Apresentação

O estudo da Física tem por objetivo compreender os fundamentos das estruturas e das interações que organizam o mundo como nós o conhecemos. A partir da compreensão das leis, teorias e relações mais fundamentais do Universo, se faz possível compreender melhor como as coisas funcionam e porque são assim.

Especificamente, o curso de Bacharelado em Física da UnB busca oferecer à(ao) estudante uma formação generalista na área, com a possibilidade de iniciar estudos avançados em Física teórica, experimental, cosmologia, além de áreas com maior inserção no mercado, como estudo de sistemas financeiros, sociais, políticos, física médica, ciência de dados, entre outros.

O curso de Bacharelado visa formar um(a) profissional versátil, capaz de se inserir em diferentes situações onde a criatividade, modelagem matemática e capacidade excepcional de aprendizagem, muitas vezes auto-didática, são necessárias. Este profissional é capaz de organizar o problema a ser abordado de maneira objetiva, clara e de tal maneira que o caminho a ser seguido em busca da solução fique claro. Deve expressar-se corretamente, com desenvoltura, usando as ferramentas de pesquisa científica para aplicá-las em pesquisa básica, nas áreas de cosmologia, física teórica – como modelagem de sistemas dinâmicos e moleculares, novos materiais –, assim como na área de física experimental, em caracterização de materiais, pesquisas interdisciplinares envolvendo biologia, química, geologia, etc, física de plasmas, dentre outros. Em pesquisa e desenvolvimento aplicado, destaca-se a instrumentação, programação, análise e modelagem de dados, entre outros.

O mercado de trabalho para os(as) bacharéis em Física está crescendo, sendo hoje possível encontrar físicos trabalhando nas mais diferentes áreas onde sua criatividade e modo de pensar singular se mostram qualidades desejáveis. Físicos(as) têm se destacado como analista e cientista de dados, como programadoras(es), gestores(as) de projetos, dentre outros. Além disso, sempre há possibilidade de seguir a carreira acadêmica, em universidades e centros de pesquisa, dentro e fora do país.


Coordenação do Programa: LETICIA GONCALVES NUNES COELHO

Telefone/Ramal: (61) 3107-7700 | (61) 3107-7700

E-mail: coord.fis.bach@unb.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04