Apresentação

A geofísica na UnB teve início nos anos 60, quando a UNESCO recomendou a instalação, na América do Sul, de um arranjo sismográfico de alta sensibilidade para monitorar os terremotos da região andina, o que resultou na criação do grupo de Sismologia do Instituto de Geociências (IG). Na década de 80, com a ampliação da rede sismológica nacional, foi criado o Observatório Sismológico do Instituto de Geociências, que atualmente funciona em prédio próprio e, além das atribuições acadêmicas, atende à comunidade nacional e internacional. A Geofísica Aplicada começou as suas atividade na década de 80 e na década de 90, foi criado o Laboratório de Geofísica Aplicada, com o objetivo de consolidar a aplicação de geofísica na área de prospecção mineral. 

Contando com quadro efetivo de 25 professores, sete dos quais atuavam em diversas áreas da Geofísica, o IG criou o curso em 2008, com início das atividades em 2009, com o objetivo de formar bacharéis em Geofísica aptos a atender a diversos campos de atividade profissional, incluindo Geofísica aplicada ao mapeamento geológico e à exploração mineral, petróleo e gás, água subterrânea, Engenharia Geotécnica, monitoramento do meio ambiente, estudos de rios, lagos e ambientes marinhos costeiros e sismologia básica. 

Atualmente o Instituto de Geociências possui 54 docentes, vários deles com atuação em Geofísica. Em sua primeira avaliação pelo MEC, o curso recebeu conceito Muito Bom (4). Os onze primeiros egressos já foram inseridos com sucesso no mercado de trabalho ou na pós-graduação.

 

Coordenação do Programa: MONICA GIANNOCCARO VON HUELSEN

Telefone/Ramal: (61) 3107-6986

E-mail: ianniruberto@unb.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://igd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=132
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35_Prod.sigaa29