Apresentação

 













O curso de Geologia da Universidade de Brasília (UnB) teve início em 1965, juntamente com a criação do Instituto de Geociências (IG). Foi planejado com o objetivo de formar os profissionais indispensáveis para o mapeamento geológico básico e para atuar na exploração mineral do País. No ano de sua criação, sobreveio a primeira grande crise que abalou a UnB. Destacados professores foram demitidos, em solidariedade aos quais grande número de docentes pediu desligamento. A partir de então, buscou-se recompor o grupo e fortalecer o curso, com proporção cada vez maior de docentes doutores e de laboratórios bem equipados. Atualmente, o curso conta com 100% de docentes doutores e é avaliado com nota máxima pelo MEC (5) e pelo Guia do Estudante (5 estrelas). 


Um dos grandes diferenciais do curso de Geologia da UnB nesses quase 50 anos é o projeto final de graduação. Trata-se de mapeamento geológico integrado, orientado por vários docentes e feito por duplas de estudantes. O mapa geológico gerado, além de servir para que os alunos coloquem em prática todo o aprendizado adquirido durante o curso, é disponibilizado para a comunidade. Ao longo desses anos, o Distrito Federal, parte substancial do Estado de Goiás e algumas áreas de Tocantins e Minas Gerais foram mapeados em escalas 1:25.000 e 1:50.000.


Até 2014, aproximadamente 1.000 geólogos foram graduados na UnB. Os geólogos egressos da UnB  estão inseridos nas maiores empresas públicas e privadas da área,  nacionais e internacionais, no serviço público e na Academia. Para manter a excelência na preparação dos seus alunos para o mercado de trabalho e para a sociedade, o IG possui estreita relação com empresas e desenvolve diversas ações formadoras, como palestras com renomados profissionais do mercado, muitos deles ex-alunos da UnB, e diferentes atividades práticas, como mapeamento geológico, excursões didáticas, trabalhos práticos em laboratórios e simulação da criação de empresa de mineração. Novas metodologias de ensino e aprendizagem estão disponíveis para docentes e estudantes.

Coordenação do Programa: SUZAN WALESKA PEQUENO RODRIGUES

Telefone/Ramal: (61) 3107-7857 | (61) 3107-6626

E-mail: geologia@unb.br

Título do Profissional: Geólogo Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://igd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=131
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app45_Prod.sigaa39