Apresentação

O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UnB foi concebido para formar profissionais de saúde aptos para trabalhar nos diferentes níveis de complexidade do SUS e de outros subsistemas de saúde pública e privada. Para atender a essa finalidade, o curso fomenta a análise crítica e problematizadora da natureza social do processo saúde-doença, zelando pela competência técnica e científica, que permeiam a sua estrutura curricular e opções metodológicas. Ele está estruturado para responder às necessidades de formação, em nível de graduação, de profissional da saúde, da esfera social e educacional, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção com visão ampla e global da funcionalidade humana e da interação harmônica dos contextos de vida, saúde e social, com atenção ao cuidado individual e/ou coletivo por meio de instrumentos terapêutico de atuação, próprio dos atos privativos legais dessa profissão.

 

A prática da Terapia Ocupacional insere-se nas áreas de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Educação, e remete o profissional desse campo a uma atuação clínica, social e educacional, perpassando desde a atenção básica até os níveis de mais alta complexidade. A atuação desse profissional implica em ações de prevenção, promoção, intervenção, reabilitação e paliação. Sempre integrando num enfoque interdisciplinar e territorial. Dessa forma, o terapeuta ocupacional é preparado para formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos e serviços.

 

Duração: 8 (oito) semestres, no mínimo, e de 12 (doze), no máximo.

 

Áreas de Atuação:
O campo de atuação do terapeuta ocupacional da Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade de Ceilândia (FCE) é amplo. O terapeuta ocupacional está apto a atuar, pautado em princípios éticos, nos três níveis de atenção à saúde e em diferentes áreas, como: campo social; contextos hospitalares; contexto escolar; gerontologia, saúde da família – saúde criança e do adolescente; saúde do adulto; saúde do idoso; saúde do trabalhador; saúde mental.

 

Perfil do Egresso / Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho vem absorvendo os egressos de Terapia Ocupacional no serviço público, especialmente no Distrito Federal e em Regiões Administrativas, embora haja egressos atuando em diferentes regiões do país. Nestes serviços, observa-se grande inserção em hospitais gerais, hospitais especializados, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Transtorno e Álcool e Drogas, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), presídios e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo ocorre em organizações sociais, como na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e no serviço privado com a atuação em clínicas particulares. Muitos desses egressos são preceptores do Estágio Supervisionado Curricular em Terapia Ocupacional. Pode-se observar também a efetiva participação dos egressos em variados Programas de Residência e Pós-Graduação Latto Sensu e Stricto Sensu.

 

Para saber mais sobre o curso de Terapia Ocupacional da UnB acesse:

 

Site: http://www.fce.unb.br/graduacao/terapia-ocupacional


Instagram: @fceunb


Facebook: https://www.facebook.com/fceunb/

 

 

Coordenação do Programa: LETICIA MEDA VENDRUSCULO FANGEL

Telefone/Ramal: (61) 3107-8416

E-mail: tocupacionalfce@unb.br

Título do Profissional: Bacharel Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.fce.unb.br/graduacao/terapia-ocupacional
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40