Presentation

 

Site: https://redes.unb.br/

 

Como funciona a Internet? Como transmitir informações por uma fibra óptica? Como projetar um sistema celular? Quais os pontos fortes e fracos de um sistema criptográfico? Como funciona um sistema de TV digital? Quais os princípios do sistema de classificação de informação do Google? No curso de Engenharia de Redes de Comunicação você aprende a responder a essas perguntas.

 

O Engenheiro de Redes de Comunicação domina as diversas perspectivas das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), desde a transmissão da informação pelo meio físico, passando pelos protocolos de comunicação, até a camada de aplicação. Para isso, o estudante recebe uma formação interdisciplinar sólida em áreas da Engenharia Elétrica, das Telecomunicações e da Computação, que o prepara para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica.

 

O Curso na UnB

Os alunos estudam, desde o início do curso, disciplinas da área, ao mesmo tempo em que cursam as do ciclo básico, como matemática e física. As específicas de redes envolvem aspectos teóricos e práticos e incluem desde o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de comunicação, até o projeto, implantação, desenvolvimento de aplicações, conteúdo, gerência e segurança de rede nos mais diversos ambientes.

 

Infraestrutura e Atividades Extra-curriculares

Exercícios práticos são realizados nos laboratórios de sistemas digitais, eletrônica, arquitetura de computadores, redes ópticas e sem fio, segurança da informação, gerência de redes, dentre outros. A infraestrutura associada ao curso inclui “clusters” computacionais de altíssimo desempenho e um centro de armazenamento de dados com capacidade de centenas de terabytes. Os alunos do curso podem participar também de atividades extra-curriculares, que incluem projetos de iniciação científica e atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com grandes empresas públicas e privadas, tais como Dell, Ericsson, Intel, Petrobrás, HP e Banco do Brasil.

Program Coordination: VINICIUS PEREIRA GONCALVES

Phone: (61) 3107-5586 | (61) 3107-5580

E-mail: danielgs@ene.unb.br; pgondim@unb.br

Professional Title: Bacharel CNPQ's Knowledge Area: Engenharias Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 18/03/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28