Projeto Pedagógico do Curso

O Licenciado em Computação deve ser capaz de desenvolver trabalho interdisciplinar, relacional, inclusivo, com professores de outras áreas, para integrar a informática no aprendizado dos conteúdos das outras ciências, nas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e as diversas modalidades da educação básica visando contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos profissionais do magistério e dos estudantes, numa perspectiva emancipatória, crítica, criativa e transformadora. O egresso de curso de Licenciatura em Computação deverá ser capaz de atuar na educação profissional e técnica, com competência e versatilidade para apropriação dos conteúdos específicos e atender com qualidade as diferentes demandas de ensino de computação, como também, atuar na organização e gestão de sistemas de informação em instituições de ensino e em contextos educacionais corporativos. O perfil do egresso do curso de Licenciatura em Computação é aderente às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação assegurando na sua formação profissional [CES2012]: I. conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e 

humanísticas; II. compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade; III. visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; IV. capacidade de atuar de forma empreendedora , abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; V. capacidade de utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; VI. compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; VII. capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas e VIII. capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho.
De forma específica, os egressos de cursos de Licenciatura em Computação deverão integrar [CES2012]: I. sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação para aplicação no ensino de Ciência da Computação, na Educação Básica e Tecnológica, e nas diferentes modalidades de educação, na formação de usuários da infraestrutura de software de computadores em contextos organizacionais; II. a capacidade de aplicação interdisciplinar e dos conceitos pedagógicos no desenvolvimento de tecnologias educacionais, permitindo uma interação humanocomputador inteligente, visando o ensino-aprendizagem assistidos por computador, bem como, nas interações de educação a distância; III. a capacidade de atuar como docente, estimulando a investigação científica com visão de avaliação crítica e reflexiva; IV. capacidade de atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem, com a seleção de plataformas computacionais adequadas às necessidades das organizações.

Os cursos de bacharelado e de licenciatura em Computação devem formar profissionais que revelem pelo menos as competências e habilidades comuns para [CES2012]: I. Identificar problemas que tenham solução algorítmica; II. Conhecer os limites da computação; III. Resolver problemas usando ambientes de programação; IV. Tomar decisões e inovar, com base no conhecimento do funcionamento e das características técnicas do hardware e da infraestrutura de software dos sistemas de computação, conscientes dos aspectos éticos, legais e dos impactos ambientais decorrentes; V. Compreender e explicar as dimensões quantitativas de um problema; VI. Gerir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento, incluindo a gestão de tempo e competências organizacionais; VII. Preparar e apresentar seus trabalhos e problemas técnicos e suas soluções para audiências diversas, em formatos apropriados (oral e escrito); VIII. Avaliar criticamente projetos de sistemas de computação; IX. Adequar-se rapidamente às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho; X. Ler textos técnicos na língua inglesa; XI. Empreender e exercer liderança, coordenação e supervisão na sua área de atuação profissional; XII. Ser capaz de realizar trabalho cooperativo e entender os benefícios que este pode produzir.

A metodologia e princípios pedagógicos de implementação do PPC buscam a integração interdisciplinar das áreas de Computação e Educação, na perspectiva de articulação da teoria-prática, da práxis do ensino e da aprendizagem colaborativa, da gestão pedagógica mediada pela computação e as tecnologias da informação e da comunicação para promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionais. Busca-se promover a formação cidadã para a convivência e o respeito à diversidade, numa sociedade plural, global e tecnológica, de maneira a contribuir para o desenvolvimento econômico e social, de forma democrática e sustentável.

O curso de Licenciatura em Computação foi objeto de avaliação externa no ano de 2003 pelo Sistema de Avaliação das Condições de Ensino do INEP (código ACE 5483), relatório para fins de reconhecimento de 21/11/2003 e publicado pela Portaria MEC 1080 de 29/4/2004 e Parecer SESu 449/2004 de 3/5/2004. O curso obteve a renovação de reconhecimento pelas Portarias MEC/SESu 293 de 28/7/2011 e 286 de 21/12/2012. Nas avaliações ENADE de 2011 e 2014 o curso obteve nota máxima 5. Os resultados obtidos nas avaliações confirmam a qualidade do processo de formação do curso de Licenciatura em Computação da UnB porém sinalizam a necessidade de aperfeiçoamento da proposta pedagógica, após a experiência pioneira de implantação do curso nesses 19 anos, para consolidar uma política inovadora de formação de professores de Computação para a Educação Básica de acordo com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação Inicial e de Licenciatura aprovadas em julho de 2015 (CNE/CP Res. nº 2 de 1/7/2015 ). O desafio da avaliação do curso tem sido tratado no âmbito institucional como uma nova cultura de prática cotidiana de avaliação, seja pela mudança no sistema de 

avaliação de disciplinas, como também nos instrumentos de autoavaliação institucional que estão sendo conduzidos pelo DEG/UnB, Comissão Própria de Avaliação, bem como, Colegiado de Curso, NDE e fóruns acadêmicos, visando compartilhar experiências exitosas, identificar gargalos no percurso acadêmico dos estudantes e no PPC. No âmbito do curso de Licenciatura em Computação, as avaliações de aprendizagem, de disciplina e de curso são tratadas na perspectiva de investigação e pesquisa na área de Políticas Educacionais e de Currículos pois trata-se de curso inovador no campo interdisciplinar da Computação e da Educação. Portanto, no contexto do curso de Licenciatura em Computação, a visão da avaliação é proposta para sistematizar as práticas de ensino e aprendizagem visando subsidiar a investigação e a pesquisa sobre o Ensino e a Formação de Professores de Computação no contexto disciplinar e interdisciplinar. Algumas práticas pedagógicas e de avaliação têm sido aplicadas e estão sendo objeto de investigação e pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem nas disciplinas das áreas de formação do curso.

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