Banca de DEFESA: Rosivelton do Amaral Nunes

DISCENTE : Rosivelton do Amaral Nunes
DATA : 16/02/2024
LOCAL: Videoconferência

"EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À DESTINAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ELETROELETRÔNICOS"

Educação Ambiental. Resíduos sólidos. Investigação científica.

A Educação Ambiental deve ser entendida como formadora do desenvolvimento individual capaz de proporcionar a compreensão das relações que devem existir entre homem e meio ambiente. Buscando melhorias para a qualidade de vida da sociedade, dever ser trabalhada através de um processo de formação visando o comprometimento e respeito do estudante com o ambiente. Considerando os impactos ambientais e sendo este um instrumento com capacidades de conscientização e formação de hábitos sustentáveis, este trabalho visa identificar em uma escola de ensino médio da rede estadual de Goiás, os conhecimentos dos estudantes sobre resíduos sólidos eletroeletrônicos, assim como o impacto do tema em sua vida e a percepção de educação ambiental tendo como meta a sensibilização, a formação de conceitos e hábitos sustentáveis nos estudantes através do uso de uma estratégia metodológica investigativa sobre os resíduos sólidos urbanos que dará origem a uma sequência didática capaz de ser aplicada por outros professores ou adaptado para sua realidade. A escolha do tema está relacionada a problemática da elevada produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) direcionada à categoria de eletroeletrônicos que, associada ao estilo de vida consumista, a ausência de tratamento e destino adequados desses resíduos, bem como a falta de problematização e discussão sobre o tema nos espaços educativos, tem se tornado causa de vários impactos com consequências diretas e indiretas à saúde e ao bem-estar da vida na Terra. A pesquisa de natureza qualitativa com objetivo exploratório, utilizando-se do método de pesquisa-ação, foi realizada com alunos do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar Castelo Branco situado na cidade de Trindade-GO. A metodologia aplicada foi através de uma problematização seguida de um questionário investigativo e avaliativo. Os resultados foram tabulados e analisados, onde foi possível observar que os estudantes têm um conhecimento superficial sobre esta categoria de resíduos, seus impactos no meio ambiente, saúde e qualidade de vida, possiblidade de coleta seletiva, devolução de produtos obsoletos aos fabricantes, reutilização e reciclagem. Demonstra ainda que o conceito de consumismo está pouco fundamentado pois não havia uma associação de consumo de recursos naturais para produção, estando associado apenas com o consumo de bens e produtos que leva ao aumento da concentração de lixo. No decorrer da sequência didática todos estes fatores foram investigados e discutidos entre os estudantes podendo assim considerar que os objetivos propostos sobre o aprofundamento de conhecimentos sobre os riscos do descarte incorreto de resíduos sólidos, e desenvolvimento de uma conduta de hábitos de vida sustentáveis, foram atingidos, evidenciando que é possível promover um reposicionamento dos jovens frente às questões ambientais, a partir do desenvolvimento de conteúdos com metodologia ativas.

Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Presidente - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Externa à Instituição - ELOISA ASSUNCAO DE MELO LOPES SOBRANE - UFJ
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA