Banca de DEFESA: Fábio Ultra Alves

DISCENTE : Fábio Ultra Alves
DATA : 31/01/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

ESTUDANTES INDÍGENAS E A ESCOLA CLASSE 115 NORTE: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS, INTERCULTURAIS E DECOLONIAIS

Epistemologia. Etnocentrismo. Decolonialidade. Interculturalidade. Educação.

Esta dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), cujo tema é Estudantes indígenas e a Escola Classe 115 Norte: considerações interculturais e decoloniais, levanta reflexões sobre a relação entre as crianças indígenas matriculadas na Escola Classe 115 Norte e a referida unidade de ensino. Partindo de uma intenção decolonial e intercultural crítica, a pesquisa procura perceber o encadeamento de compatibilidades, divergências, limites e desafios entre concepções e práticas de uma escola pública, urbana, regular, e a escolarização de seus nove estudantes indígenas pertencentes aos povos Guajajara, Tuxá, Kariri-Xocó e Wapichana. A investigação analisa o cotidiano das alunas e dos alunos indígenas, além da organização e práticas pedagógicas na escola, utilizando-se do suporte metodológico da abordagem sociopoética, bem como da epistemologia qualitativa e, por meio da produção coletiva de dados, confere um panorama analítico sobre a unidade de ensino fundamental, os alunos indígenas, em suas subdivisões étnicas-culturais, e seus respectivos professores. Mediante um olhar crítico sobre o cenário educacional, herdado da configuração eurodescendente, a investigação se dispõe a considerar questões interculturais, decoloniais e epistemológicas que permeiam o ambiente escolar e envolvem seus alunos em suas multiculturalidades.

Externo à Instituição - JOÃO FRANCISCO MIGLIARI BRANCO - USP
Externa ao Programa - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interno - 2662431 - EDUARDO DI DEUS
Presidente - 1686878 - FERNANDO BOMFIM MARIANA