O comportamento de dirigir sob efeito de álcool: um estudo sob a Teoria do Comportamento Planejado
Teoria do Comportamento Planejado, segurança viária, dirigir sob efeito de álcool
Dirigir sob influência de álcool corresponde a quase um terço dos sinistros de trânsito. Embora os efeitos do álcool no ser humano sejam conhecidos, os fatores que levam a este comportamento ainda demandam análises mais profundas. Por meio da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1991), buscou-se levantar as crenças salientes e os construtos que escoram a conduta. Questionário de itens discursivos foi aleatoriamente aplicado a 192 motoristas do Distrito Federal, o estudo principal, com questões fechadas, a 1.007 pessoas, e o da etapa comportamental retornou 79 respostas. Análise de conteúdo identificou crenças comportamentais, crenças normativas e crenças de controle que impactam na decisão de beber e dirigir. Análise fatorial permitiu realizar correlações entre os construtos de atitude, normas subjetivas e controle percebido junto à intenção, e destes, frente ao comportamento em si. Resultados sugerem intervenções que contemplem mobilidade urbana, percepção de risco, consequências legais, efeitos do álcool e influência de pessoas próximas.