Banca de DEFESA: Rafael Monteiro de Lima

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Monteiro de Lima
DATA : 20/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Informática do PTARH com Transmissão pela Plataforma MS Teams
TÍTULO:

Avaliação de desempenho, sazonalidade e confiabilidade da estação de tratamento de esgoto Sobradinho no Distrito Federal.


PALAVRAS-CHAVES:

ETE Sobradinho; Lodos Ativados; Análise de Desempenho; Análise de Confiabilidade


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O estudo consistiu no tratamento estatístico dos dados de monitoramento da ETE Sobradinho, localizada no Distrito Federal (DF) e operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), entre janeiro de 2017 e outubro de 2023, englobando os períodos anterior (AR), durante (R) e depois da reforma emergencial (DR) para reparo de seu principal reator biológico aerado do sistema de lodos ativados.

Observou-se que, o esgoto afluente à ETE Sobradinho é mais concentrado do que o esgoto sanitário típico. Enquanto o esgoto efluente apresentou concentrações de DBO, DQO e SS dentro ou próximas das faixas indicadas como típicas pela literatura conforme o sistema de tratamento existente, tendo nos períodos AR e R as faixas de concentração mais amplas, e no período DR faixas mais estreitas.

Houve uma redução das eficiências de remoção de DBO, DQO e SS no período em R, devido a alteração emergencial do sistema de tratamento, seguido de uma expressiva melhora no período DR. Os resultados ressaltam o impacto positivo da implementação de sondas de concentração de OD e SS nos reatores de aeração sobre o controle operacional e, consequentemente, sobre a eficiência do sistema de lodos ativados, saindo de uma mediana de eficiência de remoção de DBO de 91% no período AR para 96,5% no período DR, sendo a diferença das eficiências de remoção de DQO e SS ainda mais expressivas, de 82% para 92% no caso da DQO e de 82% para 95,7% no caso da concentração de SS.

A ETE apresentou nítida interferência do período sazonal, sendo as vazões nos períodos de chuvas expressivamente superiores às dos períodos de seca e, em geral, o esgoto mais concentrado em relação a todos os parâmetros no período de seca. Contudo, a ETE conseguiu lidar com as diferenças sazonais, apresentando diferenças significativas apenas entre as eficiências de remoção de DQO no momento AR, SS no momento DR e PT nos momentos R e DR.

A ETE teve uma redução expressiva do percentual de atendimento à outorga em relação a DBO do período AR para o período R, seguida de uma melhora considerável no período DR em relação aos períodos anteriores.

No período DR a ETE teve percentuais de atendimento de DQO e SS acima de 95% em relação aos padrões de lançamento avaliados, atendendo normativas rigorosas nesses parâmetros, como a da União Europeia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINA CRISTIANE PINTO - UFTM
Presidente - 1512988 - ARIUSKA KARLA BARBOSA AMORIM
Interna - 1122604 - CRISTINA CELIA SILVEIRA BRANDAO
Interna - 1646057 - YOVANKA PEREZ GINORIS
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 16:02
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app44_Prod.sigaa38