Banca de DEFESA: Moíra Paranaguá Nogueira

DISCENTE : Moíra Paranaguá Nogueira
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Sala de Informática do PTARH com Transmissão pela Plataforma MS Teams

APLICAÇÃO DO MODELO SWAT+ NA ANÁLISE DA INTEGRIDADE DA ZONA RIPÁRIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CAPÃO COMPRIDO (DF).

SWAT+, Modelagem Hidrológica, Zonas ripárias, Área de Preservação Permanente (APP)

As zonas ripárias são áreas lindeiras aos corpos hídricos e prestam diversos serviços ambientais, tais como manutenção da qualidade da água e redução do escoamento superficial. No Código Florestal brasileiro essas áreas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Contudo, a utilização inapropriada desses espaços, com conversão para fins de expansão urbana e de fronteiras agrícolas, tem comprometido a sua integridade ecológica. Diante da importância dessas áreas, o objetivo desse trabalho foi realizar uma análise exploratória da influência da integridade da zona ripária da bacia do Capão Comprido, no Distrito Federal, com base na modelagem hidrossedimentológica, utilizando o modelo SWAT+ e as novas possibilidades de discretização espacial da bacia hidrográfica disponíveis. Para isso, realizou-se, inicialmente, a calibração e verificação do modelo para vazão e para a descarga de sedimentos, com processamento nos softwares QSWAT, SWAT Editor e SWAT+ Toolbox. No entanto, houve dificuldades na calibração e verificação do modelo com o uso do software SWAT+ Toolbox. Realizou-se a simulação com a delimitação de unidades de paisagem (LSUs), a fim de avaliar o impacto dessa nova forma de espacialização nos componentes do balanço hídrico, na vazão e na produção de cargas de sedimentos e nutrientes. A análise da influência das zonas ripárias nos componentes e cargas foi realizada com as simulações de cinco cenários com diferentes larguras de proteção marginal, com base nos arts. 4º e 61-A do Código Florestal. A partir dos resultados alcançados, verificou-se que a modelagem hidrológica com a determinação das unidades de paisagem, disponível no SWAT+, possui potencial para uma representação aprimorada das bacias hidrográficas, por diferenciar as características das partes mais elevadas do relevo (uplands) das partes mais baixas, a zona ripária (floodplains), o que permite simulações mais precisas relacionadas à fisiografia das unidades hidrográficas. As zonas ripárias mostraram-se relevantes para a conservação dos recursos hídricos. Conforme o esperado, o incremento dessas áreas contribuiu para a redução da vazão, do escoamento superficial e da carga de sedimentos e nutrientes na bacia hidrográfica. Por outro lado, contribuiu para o aumento do escoamento subsuperficial, da percolação, do fluxo de retorno e da recarga de aquífero profundo, o que indica influência da vegetação ribeirinha para a infiltração da água no solo e para a contenção das cargas de sedimentos e nutrientes.

Interno - 1809020 - DIRCEU SILVEIRA REIS JUNIOR
Externo à Instituição - JULIAN CARDOSO ELEUTERIO - UFMG
Presidente - 2189333 - RICARDO TEZINI MINOTI
Interno - 404772 - SERGIO KOIDE