Banca de DEFESA: Janyla Martins de Sousa

DISCENTE : Janyla Martins de Sousa
DATA : 24/01/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Avaliação em Escola Cívico-Militar do Distrito Federal: há lugar para concepções e práticas formativas?

educação; avaliação escolar; escolas militarizadas; concepções; práticas.

Esta pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Com a questão central: Quais concepções e práticas de avaliação predominantes em uma escola cívicomilitar do Distrito Federal? Objetivo geral de: analisar concepções e práticas predominantes de avaliação em uma escola cívico-militar do Distrito Federal. Objetivos específicos: discutir as perspectivas teóricas e metodológicas acerca de avaliação escolar contempladas no projeto político-pedagógico de uma escola cívico-- militar do Distrito Federal; e compreender as concepções e as práticas de avaliação escolar expressas por estudantes e professores de uma escola cívico-militar do Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, Estudo de Caso, na perspectiva epistemológica críticadialética. Os dados foram levantados na análise do PPP; entrevista semiestruturada com professores e grupo focal com estudantes. Os resultados da pesquisa revelam que o PPP da escola contempla a avaliação da aprendizagem formativa diagnóstica e integrada ao trabalho pedagógico. Os dados revelam, influência do ideário conservador no trabalho pedagógico e na avaliação concebida e praticada na escola devido à presença dos militares, antagônica à organização em ciclos e aos processos avaliativos formativos do trabalho pedagógico; os professores não percebem que os instrumentos e procedimentos utilizados passam a classificar e rotular o estudante, deixam de ser formativos; para os estudantes, a avaliação caracteriza-se por instrumentos para verificação e controle das aprendizagens, não percebem a intenção formativa, são condicionados a aceitar a presença de militares e de suas atividades na escola.

Presidente - 2279837 - EDILEUZA FERNANDES DA SILVA
Externa à Instituição - ENÍLVIA ROCHA MORATO SOARES - SEEDF
Externa à Instituição - REJANE DE OLIVEIRA ALVES - UFBA
Interna - 1768424 - SOLANGE ALVES DE OLIVEIRA MENDES