Até que ponto os valores humanos diferem entre os imigrantes sírios no Brasil e os brasileiros, e como os valores humanos entre esses dois grupos afetam suas escolhas de compra?
Comportamento do consumidor; Modelo de duas rotas; Valores humanos; Imigrantes Sírios; Brasileiros
Os valores humanos têm sido amplamente empregados em pesquisas sobre comportamento do consumidor, para explorar por que as pessoas agem de determinada forma e como seus valores influenciam suas escolhas e decisões. Esta dissertação escolhe a teoria dos valores básicos de Schwartz para abordar questões, primeiro, em que medida os valores humanos diferem entre dois grupos: imigrantes sírios no Brasil e entre pessoas brasileiras? Segundo, como os valores humanos entre esses dois grupos afetam suas escolhas de compra? A revisão da literatura mostra uma significativa falta de estudos que incluam sírios como amostra em sua análise de valores humanos. Além disso, há uma completa ausência de estudos voltados para o comportamento de consumo dos sírios. Para preencher essas lacunas, a dissertação utilizará o Modelo de Duas Rotas (TRM), desenvolvido por Allen (1997). Em relação a esse modelo, o Questionário de Valores do Retrato-Revisado (PVQ-57RR), desenvolvido por Schwartz (2012), será usado para comparar os Valores Humanos entre ambas as amostras. Além disso, a escala de julgamento e significado do produto , utilizado por Alfinito e Torres (2012), será usado para analisar como os consumidores sírios e brasileiros fazem suas escolhas de compra.