Banca de DEFESA: Pollyana Pires Aranha Rodrigues

DISCENTE : Pollyana Pires Aranha Rodrigues
DATA : 12/01/2024
LOCAL: Plataforma Teams

A CULTURA DO ALUNO NO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN: UMA CONTRIBUIÇÃO MULTIRREDE-DISCURSIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL

Cultura do Aluno. Livro didático de Língua Espanhola. Proposta Multirrede-Discursiva. Interculturalidade. Cercanía Joven

A Globalização é um fenômeno de proporções mundiais que facilita e reforça os encontros culturais, os quais não estão isentos de conflitos (Rodrigues; Rabasa, 2023). Hoje esses encontros são mais evidentes na sala de aula de línguas, daí a necessidade de se considerar as culturas presentes na mesma, cuja abordagem às vezes segue uma pauta eurocentrada e se sustenta na invisibilidade das relações de poder que atravessam a sociedade, o discurso pedagógico e os materiais didáticos. A visão de educação com que estou comprometida se volta para a formação do cidadão crítico e para a libertação das consciências ao dar voz às culturas silenciadas, dentre elas, as culturas dos estudantes. Movida por uma postura interculturalmente crítica e decolonial (Walsh, 2010; Matos, 2020) e em diálogo com a Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) de Serrani ([2005]2010, 2014, 2020), de ancoragem discursiva e que preza pelo estabelecimento de pontes culturais, me proponho como objetivos: 1) analisar os conteúdos culturais de um capítulo da coleção Cercanía Joven (Coimbra; Chaves, 2016), no intuito de verificar como levam em conta a cultura do aprendiz na experiência de ensino-aprendizagem de espanhol para uma formação intercultural crítica, e 2) propor uma complementação às atividades desse livro didático no sentido de trabalhar com a cultura do aluno em aula de língua espanhola. Para dar resposta a esses objetivos, desenvolvo uma pesquisa qualitativa de tipo analítico-documental (Lüdke; André, 1986 e Sá-Silva et al., 2009) e mobilizo na análise os componentes Intercultural e de Práticas de Linguage(ns) em Oficinas Multirrede-Discursivas, da referida Proposta MR-D. Observei que o Cercanía Joven leva em conta a cultura do aluno, mas cada contexto de ensino precisa de ajustes e reformulações, e aqui discuto uma proposta nesse sentido. Espero que tanto a análise criteriosa do capítulo, como as discussões e propostas encetadas ofereçam um caminho promissor para o docente na sua relação com o livro didático e o planejamento de materiais. O capítulo selecionado aborda a cultura nacional e propõe atividades que privilegiam a voz do aprendiz e a construção identitária no que diz respeito à sua visão de mundo e à sua realidade. Seguindo esse viés, a complementação, nos moldes multirredediscursivos, utilizou a cultura do aluno e suas vivências como ponto de partida para a aprendizagem da língua espanhola por meio da temática da identidade negra, a partir de uma proposta Suleada.

Externa à Instituição - SILVÂNIA SIEBERT - UNISUL/SC
Interna - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ