Banca de DEFESA: Ellen Cristine Santos Lisboa

DISCENTE : Ellen Cristine Santos Lisboa
DATA : 15/01/2024
LOCAL: Plataforma Teams

"EU NÃO SEI SOBRE ESSE PAÍS": UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO ESPANHOL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO DF

espanhol; diversidade lingüística; formação de professores

O político atravessa o âmbito linguístico e afeta o espaço social de uma determinada língua (Calvet, 2007; Bagno, 2007; Arnoux, 2010; Monteagudo, 2011). No ensino de espanhol isso se evidencia nas escolhas sobre a diversidade linguística, sobre a qual discorrem Del Valle (2007), Lagares (2013) e Coan e Pontes (2013). Levando em consideração que a formação de professores de língua prevê uma formação crítica que dialogue com a diversidade e a pluralidade cultural e linguística (Almeida Filho, 2015; Ortiz Alvarez, 2019), proponho como objetivo indagar se e como a diversidade da língua espanhola tem sido abordada na formação de professores de espanhol de uma universidade pública brasileira e as implicações disso para a formação e atuação docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Chizzotti, 2006) e interpretativista (Moita Lopes, 1994) sob a forma de um estudo de caso (Yin, 2001), realizado com professores formados e professoras formadoras de um curso de licenciatura em espanhol em uma universidade pública brasileira, por meio da aplicação de entrevistas, questionários, observação de aulas e análise documental do currículo do curso. Observou-se nas aulas que há um trabalho não sistemático da diversidade linguística, pois esta aparece em comentários fortuitos e casuais. Por outro lado, vemos que os professores defendem a importância de abordar a diversidade linguística na formação de professores de espanhol, ao mesmo tempo que os professores formados descrevem as suas dificuldades em lidar com essa diversidade.

Externa à Instituição - CLEIDIMAR APARECIDA MENDONÇA E SILVA - UFG
Externa ao Programa - 1049651 - CAMILLA GUIMARAES SANTERO PONTES - nullInterno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 3941359 - YAMILKA RABASA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 12/01/2024 13:20