Banca de DEFESA: CARLIANE ALVES DA SILVA

DISCENTE : CARLIANE ALVES DA SILVA
DATA : 24/05/2024
LOCAL: Remoto

Paisagem em Foco: Análise da Construção conceitual no ensino de Geografia para alunos do 3º Ano do ensino fundamental em Luziânia-GO

Ensino da Paisagem. Anos Iniciais. Alfabetização Geográfica. Desenho. Paisagem

Este trabalho aborda a importância da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no ensino da paisagem. A problemática central investigada é a construção do conceito de paisagem no ensino de Geografia para alunos do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo geral é analisar como ocorre essa construção conceitual no ensino de Geografia para essa faixa etária. Os objetivos específicos são: sistematizar as concepções teóricas referentes ao conceito de paisagem estabelecidos por autores da Geografia; analisar como o currículo em movimento do município de Luziânia-GO e o livro didático tratam o tema paisagem; descrever como o professor trabalha o conceito de paisagem em suas aulas; analisar a concepção de paisagem dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa e envolveu a observação de três aulas de Geografia, uma entrevista semiestruturada com o professor de uma turma do 3º ano do ensino fundamental, além de uma atividade coletiva com 31 alunos dessa turma. Também foi realizada análise do currículo do 3º ano de Geografia do município de Luziânia-GO e do livro didático utilizado pelo professor em sala de aula. O trabalho foi estruturado em cinco seções: I. Percurso metodológico, descrevendo a abordagem qualitativa adotada e os métodos utilizados na pesquisa; II. Revisão bibliográfica sobre ensino e paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando conceitos teóricos relevantes; III. Análise do currículo de Geografia de Luziânia-GO e do livro didático adotado, destacando como o tema paisagem é abordado; IV. Perfil e prática de ensino do professor, com ênfase em como ele trabalha o conceito de paisagem em suas aulas. Resultados da análise da atividade coletiva realizada com as crianças, explorando suas concepções sobre paisagem, por meio de desenhos. Como resultados, percebeu-se que o Currículo de Geografia do município de Luziânia e o livro didático não dialogam entre sim. Em relação ao professor, as aulas são mais voltadas à realidades dos estudantes, no entanto, poucos ainda têm o entendimento que são partes integrantes da paisagem e a visão dos estudantes sobre paisagem é de uma lugar bonito e tranquilo.  Assim, esse trabalho buscou contribuir para uma reflexão sobre o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no que diz respeito à compreensão do conceito de paisagem nessa faixa etária.

Presidente - 447351 - CRISTINA MARIA COSTA LEITE
Interna - ***.800.769-** - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Externo ao Programa - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES - UnBExterna à Instituição - REGINA DE SOUZA MANICOBA - CEUB
Notícia cadastrada em: 28/04/2024 12:51