"O uso do Ensino por Investigação e da Neurociência para o aprendizado de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos".
Ensino de Biologia. Aprendizagem investigativa. Neuroeducação. Conservação ambiental.
O Ensino por Investigação e a Neuroeducação vêm transformando as práticas pedagógicas em diversos segmentos educacionais. Este trabalho objetivou investigar e desenvolver uma Sequência Didática Investigativa para enriquecer o conhecimento científico, crítico e criativo em Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, por meio da integração do Ensino por Investigação com abordagens da Neurociência. Adotando uma metodologia qualitativa e exploratória, o estudo foi realizado no 3º segmento da EJA, em Santa Rosa do Tocantins, Tocantins. Foram planejadas e executadas aulas focadas em Educação Ambiental, Conservação e Preservação da Biodiversidade em uma área semiurbana do município, alinhadas ao Ensino por Investigação e às estratégias didáticas oferecidas pela Neurociência, englobando competências e habilidades de investigação científica conforme a Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados baseou-se em observação participante e análise de conteúdo. A SDI foi implementada de setembro a novembro de 2023, com a participação de 10 estudantes, cujos conhecimentos prévios foram avaliados, revelando uma compreensão parcial sobre a dinâmica dos ecossistemas. Durante uma aula de campo, identificaram problemas relacionados ao descarte inadequado de resíduos sólidos. Adquiriram novos conhecimentos científicos sobre a importância de desenvolver novos hábitos para a conservação dos ecossistemas aquáticos. Engajados ativamente, utilizando sua criatividade e capacidade crítica, propuseram e implementaram intervenções no local estudado, visando à conservação da área e à conscientização da comunidade. A metodologia utilizada é detalhada no e-book anexado.