Banca de DEFESA: Érika Cristina de Jesus Teixeira Cajé

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Érika Cristina de Jesus Teixeira Cajé
DATA : 10/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

"ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA HORTA SINTRÓPICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA." 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Botânica. Agricultura Sintrópica. Impercepção Botânica. Horta Escolar. Novo Ensino Médio.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A Botânica é a ciência que estuda as plantas. No entanto, apesar da importância desses seres fotossintetizantes para a vida na Terra, é considerada uma área da Biologia monótona, pois é abordada com excesso de nomenclatura e memorização, bem como o uso de imagens que não estão relacionadas ao cotidiano dos estudantes e, por isso, não desperta o devido interesse na maioria dos discentes da Educação Básica. Com o objetivo de tornar o ensino das plantas mais atrativo, investigativo e melhor contextualizado para os alunos do Ensino Médio, foi elaborado um roteiro de implementação de uma Horta Agroflorestal fundamentada nos princípios da Agricultura Sintrópica para o aprendizado de Botânica. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são formas de cultivo que buscam reproduzir os ecossistemas naturais por meio do plantio de espécies variadas, imitar os processos naturais de sucessão e estratificação ecológica, além de ter a preocupação de sempre manter o solo coberto com matéria orgânica. Nesse sistema, criouse uma horta na qual foram cultivados três canteiros, realizando um consórcio de ervas, hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais escolhidas pelos estudantes. Essa iniciativa foi utilizada para restaurar um espaço improdutivo e sem destinação, transformando-o numa relevante ferramenta pedagógica capaz de enriquecer as aulas de Botânica. Nesse ambiente, foi possível desenvolver atividades investigativas para ensinar características evolutivas, morfologia e fisiologia das plantas, utilizando exemplos vivos e inseridos no seu ecossistema. A atividade transcorreu no Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) em Taguatinga-DF para alunos do 1 º e 2º ano do Novo Ensino Médio no primeiro semestre de 2023. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: o planejamento, a partir da análise da área e do levantamento das necessidades para implementação do sistema; a montagem, abrangendo a preparação do solo, a escolha e o plantio das espécies selecionadas; a manutenção com o acompanhamento do crescimento das plantas e a solução de problemas que foram surgindo ao longo do período de observação; e a coleta e a sistematização do conhecimento com aplicação de atividades que foram desenvolvidas após a construção da Horta escolar. Essa é uma pesquisa qualitativa em educação e a análise de conteúdo foi fundamentada na Minayo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, apesar das limitações de implementação da horta, os estudantes se mostraram motivados e interessados em todas as etapas do projeto. As atividades permitiram desenvolver várias habilidades, uma vez que despertaram a curiosidades deles, a capacidade de observação, de resolver problemas e de tomar decisões. Apesar das dificuldades físicas e com relação ao clima, eles preferiram as aulas ao ar livre, o que lhes permitiu expor e aplicar seu repertório conceitual. A possibilidade de trabalhar com as estruturas vegetais vivas de forma contextualizada, e não apenas com imagens, propicia tornar esse conteúdo mais atrativo, passando a fazer mais sentido para os estudantes, porque permite a observação dos processos fisiológicos, morfológicos e ecológicos em ação. Prova disso foi o resultado obtido com a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões objetivas e subjetivas no qual os estudantes demonstraram que, efetivamente, aprenderam os conteúdos formais de Botânica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Externa à Instituição - JOELIZA NUNES ARAÚJO - UFJ
Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Interna - 1549282 - SUELI MARIA GOMES
Notícia cadastrada em: 02/04/2024 15:15
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