Banca de DEFESA: SAMUEL SOUZA BRASILEIRO

DISCENTE : SAMUEL SOUZA BRASILEIRO
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Virtual na plataforma Microsoft Teams

EXPLORANDO VACINAS DE mRNA NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE BIOLOGIA MOLECULAR POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Biologia Molecular, Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologias ativas, Vacinas de mRNA.

No ensino médio brasileiro, as bases da biologia molecular têm sido exploradas predominantemente por meio de aulas expositivas, com poucas possibilidades de atividades práticas e de dinâmicas que privilegiem o aprendizado ativo. Entretanto, em função da complexidade e a acelerada ascensão dos assuntos abordados e da relação destes com o cotidiano dos alunos, o uso dos métodos ativos no ensino pode ser mais eficaz em gerar motivação e aprendizado significativo nos discentes. Neste trabalho, propomos um Guia Didático que valorize o ensino investigativo por meio uso do método de ensino de Aprendizado por Projetos (ABPj), um método ativo de ensino que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo o protagonismo e a participação ativa. Essa metodologia envolve o desenvolvimento de projeto em grupo, o qual os estudantes se engajam na resolução de uma situação-problema relevante para a comunidade escolar. O Guia Didático foi constituído por atividades que poderão ajudar professores de Biologia do Ensino Médio, no incentivo de discentes a adquirirem as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como âncora para despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, um problema que destacou a importância da vacina de RNA mensageiro contra COVID-19, a partir do qual será discutido conceitos de biologia molecular com ênfase na Síntese proteica. Desta maneira, esperamos que os estudantes se motivem e compreendam conceitos básicos de Biologia Molecular e Biotecnologia, com ensejo de contribuir para uma sociedade mais esclarecida cientificamente.

Interna - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Interna - 1170716 - MARIA DE NAZARE KLAUTAU GUIMARAES
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - VINICIUS AUGUSTO SIMAO - UNESP