PRODUÇÃO CULTURAL PARA E POR ADOLESCENTES EM ESCOLA PUBLICA E A EMERGENCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL NO GT CENAS - DIVERSIDADE EM AÇÃO - MOSTRA CULTURAL ESCOLAR.
PRODUÇÃO CULTURAL; PROTAGONISMO JUVENIL; DIVERSIDADE
No âmbito escolar, é cada vez mais perceptível a desmotivação, a apatia, a indiferença dos estudantes que, consequentemente, desafia e obriga os professores a reinventarem-se para conseguir despertar nos educandos o mínimo interesse no processo de ensino e de aprendizagem. Convencer os estudantes a participarem ativamente da rotina escolar e, em especial, dos projetos desenvolvidos, bem como criar condições e oportunidades para que se interessem em propor benfeitorias no espaço escolar é um grande desafio. Mudar essa realidade através de caminhos que motivem os estudantes a envolverem-se na sua aprendizagem e no crescimento pessoal. Como então oferecer oportunidades de aprendizagem e construção de futuro? Como proporcionar uma formação que possibilite o surgimento de novas lideranças a partir de projetos desenvolvidos na escola e assim concretizar o protagonismo estudantil despertando a consciência crítica e a cidadania nos jovens estudantes? Estas são algumas questões que permeiam o presente estudo o qual pretende, enquanto intervenção educacional, identificar, descrever, analisar e buscar caminhos possíveis para ajudar a solucionar alguns dos problemas do cotidiano escolar no Centro Educacional Gesner Teixeira do Gama.