Banca de DEFESA: Andrea Borba

DISCENTE : Andrea Borba
DATA : 28/03/2024
LOCAL: BT 34

AS MÍDIAS DIGITAIS COMO FONTES DE MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE TEATRO:

Uma vivência na Escola Parque.

Mídias digitais. Instrumento pedagógico. Ensino de teatro. Jogos teatrais.

Este estudo é parte do trabalho que tem por objetivo identificar as contribuições das mídias digitais nas aulas de Teatro no Ensino Fundamental I. As novas tecnologias digitais têm evoluído de forma muito rápida. Os estudantes de hoje em dia fazem uso constante e vasto delas, mas é possível perceber que as escolas não têm acompanhado essa evolução. Elas não se atentam para o fato de que tais tecnologias podem ser ferramentas transformadoras no processo de ensino aprendizagem. Pensando-se em como as mídias digitais podem ser utilizadas nas aulas de teatro, busca-se investigar e analisar o que os discentes consomem nas mídias digitais; construir as aulas em conjunto com a turma; desenvolver um produto final que envolva o teatro e o meio digital e por fim, examinar e refletir sobre o trabalho elaborado e seus resultados. O estudo está sendo realizado na Escola Parque 313/314 sul, com alunos do 5º ano. Como metodologia de investigação, foi adotada a Etnografia da Prática Escolar, para fornecer uma análise mais detalhada do contexto em que ocorrerão as práticas pedagógicas, bem como a pesquisa-ação, pois o estudo envolverá a colaboração entre docente e discentes na identificação dos desafios enfrentados no uso das tecnologias digitais nas aulas de teatro, e no desenvolvimento de intervenções para supera-los, buscando tornar o processo de ensino mais envolvente, interativo e significativo para os estudantes.  Como referencial teórico, serão utilizados os estudos de Pierre Lévy e José Moran, que discutem o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Complementam o estudo, Viola Spolin e John Dewey, com a análise das experiencias no ensino das artes cênicas em sala de aula.

Presidente - 1141069 - ANGELA BARCELLOS COELHO CAFE
Interna - ***.293.501-** - LUZIRENE DO REGO LEITE - SEEDF
Interno - 2179856 - PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA
Externa à Instituição - KARINE RAMALDES VIEIRA - UFG