Banca de DEFESA: Francerly Cardoso da Cruz

DISCENTE : Francerly Cardoso da Cruz
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Sala de Atos - FE-01

O FEEDBACK DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Feedback; Avaliação Formativa em Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Educação.

A presente Dissertação tem como objetivo analisar em que medida o feedback utilizado nas estratégias de avaliação por uma professora de uma Sala de Recursos Generalista (SRG) e por uma professora de Sala de Aula Regular (SAR) do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal brasileiro pode contribuir para o processo de ensinoaprendizagem da Matemática e para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A dissertação, estruturada no formato Multipaper, teve o objetivo geral subsidiado se pelos objetivos de cada artigo: (i) identificar continuidades e rupturas nas normativas das práticas avaliativas brasileiras entre os séculos XVI e XXI, bem como investigar o papel do feedback nesse contexto; (i) identificar a literatura brasileira que aborda especificamente o feedback no contexto do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e a inclusão de estudantes com TEA no período de 2012 a 2021; (iii) analisar a percepção de duas professoras sobre avaliação e feedback nesse contexto; (iv) caracterizar as práticas de feedback dessas duas professoras para um mesmo estudante com TEA na SAR e SRG. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso. Quanto aos procedimentos e instrumentos utilizados para alcançar o objetivo geral da dissertação, e de acordo com as especificidades de cada artigo, foram empregadas revisão bibliográfica e sistemática, pesquisa historiográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com as professoras desses dois espaços, além de pesquisa de campo com observação na sala de aula regular e nos atendimentos na sala de recurso. A pesquisa evidenciou escassez de estudos sobre feedback na literatura brasileira, principalmente envolvendo TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se, nas normativas nacionais e locais, uma ênfase à importância e ao uso da avaliação formativa e do feedback, como medida de ruptura com práticas avaliativas e de feedback não formais presentes em documentos da educação jesuítica e comeniana. o estudo conclui ressaltando a necessidade de aprofundar a discussão sobre características, variáveis e elementos importantes na estruturação de feedback formativo, tanto em diretrizes avaliativas locais quanto na formação docente. Isso é crucial para superar os obstáculos à efetivação de uma prática avaliativa na perspectiva da educação Matemática inclusiva. Isso se mostra essencial para transpor os obstáculos e efetivar uma cultura de prática avaliativa que esteja alinhada com a perspectiva da educação Matemática inclusiva. Como contribuição para o contexto, atendendo ao requisito de produto educacional, ao longo do Mestrado foram publicados três artigos e dois capítulos de livros com os resultados parciais do estudo, abordando a temática do feedback.

Interna - 1098857 - ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa à Instituição - Helma Salla - SEEDF
Externa ao Programa - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA - null