Banca de DEFESA: Sabrina Gomes dos Santos Costa Leite

DISCENTE : Sabrina Gomes dos Santos Costa Leite
DATA : 15/05/2024
LOCAL: online

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS FAMÍLIAS. E DAÍ?!: o caso do Conselho Escolar da Escola Classe Olhos d’Água – Samambaia, Distrito Federal

Políticas Públicas; Escola; Participação social; Gestão Democrática; Famílias.

O presente estudo busca compreender sobre a participação das famílias na Gestão Democrática. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo geral analisar o processo de participação das famílias na tomada de decisões da escola sob a égide da Gestão Democrática na Escola Classe Olhos d’Água, localizada em Samambaia, Distrito Federal, em 2023. A partir desse estudo de abordagem qualitativa, com viés metodológico por meio de análise documental e estudo de caso, com a utilização de dados de observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas, foi possível obter uma análise mais situada e em profundidade sobre a participação das famílias sobre a questão em comento. Com base nos dados analisados, compreendeu-se que, entre os desafios postos à participação das famílias na escola, têm-se: pouco conhecimento acerca do Conselho Escolar pelas famílias; restrita interlocução e ínfimo compartilhamento de informações sobre os recursos e a prestação de contas; e, as famílias não participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição, além da distância entre o que predispõe tal documento e o que é executado em relação à avaliação. Os dados construídos também apontaram que a escola pesquisada já iniciou a busca por acolher e aproximar as famílias da instituição com ações voltadas para esse objetivo, além de inserir ferramentas tecnológicas na comunicação com as famílias. Diante dos achados, em momento final das linhas que se seguem, tem-se a apresentação de uma Nota Técnica como proposta de intervenção da realidade e como produto da presente empreitada.

Presidente - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Interno - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Externa à Instituição - NATALIA DE SOUZA DUARTE - UnB
Interno - 1476784 - REMI CASTIONI