Banca de DEFESA: Giovanny de Menezes Carlos

DISCENTE : Giovanny de Menezes Carlos
DATA : 24/05/2024
LOCAL: Laboratório Pedagógico de Ciências - FE05

A formação do técnico de enfermagem na escola técnica do Guará: um estudo sobre a relação da matemática no processo formativo

Educação profissional; Saberes de enfermagem; Saberes de matemática; Técnico em enfermagem.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender se, e como, a ausência de matemática, disciplina da educação básica, no plano de curso de formação profissional do técnico em enfermagem, oferecido pelo Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará Professora Teresa Ondina Maltese (CEP-ETG), da rede pública de ensino do Distrito Federal, na modalidade subsequente ao ensino médio, pode interferir no processo formativo dos alunos. Trata-se de um estudo com abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu em novembro e dezembro de 2023, por meio da aplicação presencial de um questionário e um teste avaliativo para 39 alunos ingressos e de um teste avaliativo para 78 alunos que cursavam o último módulo teórico-prático do curso à época. A análise dos dados foi feita com base nas regras da estatística descritiva. O resultado revelou que os estudantes da ETG são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 21 e 25 anos, solteiro(a), residente no próprio Guará/DF, com renda de até 1 salário mínimo, tendo concluído o ensino médio de 3 a 5 anos atrás, todo em escola pública. Contudo, cada turno possui suas características específicas em relação ao público-alvo do curso. Os resultados apontaram que os alunos ingressos entram com proficiência insuficiente em saberes da matemática que são necessários para o aprendizado de alguns saberes de enfermagem. Também demonstrou que os alunos que estão concluindo o último módulo apresentam proficiência insuficiente em saberes de enfermagem que envolvam saberes de matemática. Logo, a ausência da matemática no plano de curso interfere na formação desses alunos no que se refere ao aprendizado de alguns saberes de enfermagem específicos e imprescindíveis para atuação no mercado de trabalho. Como produto técnico, elaborou-se dois instrumentos de coletas de dados, os testes avaliativos, que passou por um processo de validação e, assim, poderá ser usado em outros estudos semelhantes.

Externa ao Programa - 1879564 - DANIELLA SOARES DOS SANTOS - nullExterna à Instituição - ELAINE NASCIMENTO AQUINO - SEEDF
Presidente - 3974025 - HELIO JOSE SANTOS MAIA
Externo ao Programa - 2879082 - RONI IVAN ROCHA DE OLIVEIRA - null
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 15:30